Para a Evolua, economizar é sinônimo de preservar os recursos naturais do planeta.
E evoluir é saber que a forma como consumimos energia pode ajudar a preservar o meio ambiente.


Agora você já consome uma energia limpa e renovável, mas é importante também saber ler e entender a sua conta de luz. Confira, a seguir, os principais itens. Você pode navegar por eles no decorrer deste artigo. Caso queira ir a algum item específico, basta clicar no menu abaixo para ser direcionado à informação de interesse.


 



1. Cabeçalho

Neste campo, estão identificados os seus dados – nome completo, endereço e CPF –, bem como outras informações: seu número de cliente registrado na Cemig, número da sua instalação, mês de referência da sua conta, vencimento e valor a ser pago.
Com esses dados, você consegue ter o controle dos seus gastos de energia na Evolua e na Cemig.
No menu superior, você pode acessar, a qualquer momento, informações úteis sobre: seu plano, sua economia, relatório de sustentabilidade, demonstrativos e solicitações.




2. Consumo

Neste quadro, você encontra toda a descrição referente ao seu consumo. Desde classe, subclasse e modalidade tarifária, até datas de leitura (anterior, atual e próxima), data de emissão da conta e informações técnicas. Com esses dados, você consegue acompanhar e compreender o consumo do mês atual.




3. Informações Gerais

Nesta seção, você tem todos os detalhes sobre sua conta e informações importantes descritas pela Cemig. Por exemplo: seu saldo de energia, caso haja; vigência da bandeira tarifária; e tantas outras informações relevantes para o consumidor.




4. Valores Faturados

Todas as informações que compõem o cálculo do valor a ser repassado à Cemig estão em “Valores Faturados”. Na descrição de “Energia Elétrica”, você identifica o valor do seu consumo que está sendo pago diretamente à sua distribuidora. Ou seja, a tarifa considerada é a chamada "tarifa cheia"; é sobre ela que é deduzido o desconto contratado com a Evolua. A descrição "En. comp. kWh s/ ICMS" refere-se à energia compensada sem o imposto de ICMS. A tarifa considerada para esse ponto não deve ser comparada com a tarifa do seu demonstrativo, pois os impostos não estão sendo considerados. O campo "Energia Injetada" é o valor de energia que a Evolua injetou para você e que gerou desconto em sua tarifa. Além desses itens, pode aparecer o "Custo de Disponibilidade", que é quando a distribuidora cobra a taxa mínima de consumo obrigatória. Abaixo desses campos, há outras informações sobre encargos e cobranças, tarifas aplicadas (sem impostos) e bandeiras tarifárias.




5. Histórico de Consumo

O "Histórico de consumo" registra todo o seu consumo ao longo do período de 13 meses. Com isso, você consegue acompanhar a oscilação do seu gasto de energia.

 

O SEU BOLSO
E O PLANETA AGRADECEM.


Muito mais do que poupar dinheiro, o seu desconto significa economia para a natureza.


A EVOLUA

Quem Somos
Blog


A EVOLUA

Quem Somos
Blog


NOSSOS PLANOS

Residencial
Empresarial


COMPLIANCE

Canal de Denúncias


Copyright © Evolua Energia Participações S/A
Iniciar conversa
Converse com nossos especialistas