Consumo consciente: tendência ou necessidade?

Consumir é algo que fazemos várias vezes durante todo o dia. Comida, roupa, vídeo, música, água, energia… Estamos sempre consumindo algo. Mas é a forma de consumir que mostra o quanto nos preocupamos com o planeta e com as gerações futuras

O consumo sustentável, também conhecido como consumo consciente, está ligado à necessidade de entender que tudo o que se consome gera impactos no planeta, seja positivo, seja negativo. Isso pode afetar não só a vida de quem compra, mas também a economia, a sociedade, a natureza e todo o ecossistema. 

Para entender a importância do consumo consciente e como começar a aplicá-lo no dia a dia, é só continuar a leitura. 

O que é consumo consciente?

O ato de consumir, em si, não é um problema. O consumo exagerado de bens e serviços é o que leva à exploração dos nossos recursos e interfere no equilíbrio do planeta. E, hoje, pesquisas mostram que estamos consumindo além da capacidade do planeta se regenerar. Ainda mais preocupante é que a maioria desse consumo é sustentado por recursos não renováveis, como mineração e energia proveniente de petróleo ou carvão. 

O crescimento do consumo também está ligado ao aumento da população mundial, representada hoje por mais de 7 bilhões de pessoas, podendo chegar a 8,6 bilhões até 2030, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Um maior número de pessoas significa um aumento na utilização de recursos, mesmo que esses recursos não sejam distribuídos de forma igualitária para todos. 

As regiões industrializadas e com grandes centros urbanos possibilitam maior acesso a produtos e serviços, o que facilita o consumo desenfreado. Por isso, principalmente nesses locais, é tão importante considerar que a maneira como você consome afeta o planeta; e pensar em estratégias para adotar um consumo mais consciente. 

  

Impactos gerados pelo consumo

Além da exploração dos recursos naturais, a produção de lixo é um dos principais impactos gerados pelo consumo. 

Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2021, foram gerados aproximadamente 82,5 milhões de toneladas de lixo em 2020. Em outras palavras, seria como se cada pessoa produzisse 1,07 kg de lixo por dia. 

Esses números vêm crescendo ao longo dos anos e tiveram um aumento mais expressivo por conta da pandemia de covid-19: maior número de pedidos de delivery e crescimento nas compras online, com consequente aumento na geração de embalagens, são alguns fatores.  

Quase 40% desse lixo não teve o descarte correto: foram jogados em aterros ou lixões, o que prejudica o meio ambiente. Além disso, para atender às necessidades da população, o processo de fabricação de vários produtos gera emissão de gases poluentes e resulta na degradação do meio ambiente. 

São essas consequências negativas que demonstram uma necessidade ainda maior de promover o consumo consciente e minimizar o problema. 

 

Benefícios do consumo consciente

Cada vez mais, o impacto do nosso consumo está em pauta, principalmente porque já estamos vivenciando as consequências de nossas ações. A fim de minimizar esses problemas, podemos optar pelo consumo consciente, que traz diversos benefícios. 

  • ? Economia de recursos:  

Práticas sustentáveis ajudam a economizar recursos naturais e reduzem custos. Por exemplo: optando pelo uso de energia solar, além de economizar na tarifa de energia – por ser uma energia mais barata –, você ajuda a diminuir a sobrecarga na utilização de água para a geração de energia elétrica. 

  • ♻ Redução de lixo:  

Quando consumimos, geramos muito lixo, que pode ir para aterros e permanecer lá por anos, até se degradar. A reciclagem e o reúso desses materiais podem diminuir esses impactos, mas o ideal é que você opte por embalagens que se decomponham mais rapidamente. 

  • ? Preservação do meio ambiente:  

Os hábitos sustentáveis contribuem para a preservação do meio ambiente e ajudam o planeta a produzir os recursos necessários para a vida, como o oxigênio. 

Como ter um consumo mais consciente

Diversas ações podem ser tomadas no dia a dia para um consumo mais consciente, algumas delas são:  

  • Avalie os impactos de consumo:  

Pense sempre no impacto que pode ser gerado na sociedade e no meio ambiente com o que você vai consumir. Se é orgânico, se vai gerar muito lixo, se é reciclado ou reciclável são alguns pontos que devem ser levados sempre em consideração. 

  • Reutilize produtos e embalagens:  

Usar sacola de pano para carregar suas compras, consertar seus objetos e roupas ao invés de comprar novas são uma ótima alternativa para diminuir a produção de lixo. Isso contribui para o meio ambiente e para o seu bolso. 

  • Comece a reciclar:  

Separar o seu lixo para a reciclagem é uma das ações mais simples e que fazem grande diferença. O descarte correto do lixo ajuda na redução da degradação ambiental, na geração de empregos e na economia de recursos naturais. 

  • Planeje suas compras:  

Evite comprar coisas sem necessidade e faça um planejamento com antecedência. Afinal, com uma lista de tudo o que você quer e precisa comprar, fica bem mais simples se organizar. Além disso, esse hábito pode ajudar você a não comprar o que não vai utilizar, o que significa um consumo melhor e mais consciente e mais economia. 


Mais do que nunca é necessário rever nossas ações e hábitos de consumo. Com a Evolua, você dá o primeiro passo para um consumo consciente! ?

Fale Conosco