Inovações tecnológicas: confira as maiores expectativas para o futuro

As inovações tecnológicas marcam o século XXI. Em um curto período, alcançamos um patamar que mal imaginávamos. Enquanto filmes futuristas sugeriam carros voadores, hoje temos novas formas de interação, humana e artificial, criando um universo online. 

Com grandes empresas de tecnologia investindo em novas ferramentas, expectativas são criadas entre aqueles que buscam por inovação. Saiba quais as inovações tecnológicas mais promissoras para o futuro! 

 

Machine Learning

O Machine Learning, assim como nome já indica, quer dizer aprendizado de máquina. Ou seja, é a capacidade de os computadores aprenderem de acordo com a interação que mantêm com o usuário.  

Isso é possível graças à habilidade de associação, na qual os dados são comparados e vão sendo categorizados de acordo com as características similares. 

Um exemplo prático são os chatbots. Ao falar com um assistente virtual, suas respostas vão indicando um caminho e o computador lhe fornecerá informações de acordo com o que você escolher. Os dados vão sendo coletados e a interação vai se tornando mais inteligente à medida que você fornece informações

Aqui na Evolua, nós temos a nossa própria assistente virtual, a Eva. Disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Conforme você conversa com a Eva, ela coleta suas respostas e lhe oferece uma experiência de atendimento personalizada, de acordo com suas necessidades. Para entrar em contato, é só enviar uma mensagem pelo WhatsApp (31) 3084-3200

 

Hiperautomação

Aumentar a automação: esse é o objetivo principal. Com a hiperautomação, os processos se tornam ainda mais ágeis e automatizados.  

Além das tarefas repetitivas já realizadas por máquinas, será possível combinar ferramentas e ampliar seu poder de atuação. Dessa forma, as habilidades humanas relacionadas à criatividade e à tomada de decisão poderão ser “copiadas” e aplicadas nos processos. 

Usando outras inovações tecnológicas, como Machine Learning, será possível criar maneiras de resolver problemas de forma automatizada. Em resumo, os computadores vão ser capazes de resolver questões complexas, antes realizadas somente por humanos. 

Além disso, por simplificar processos, a hiperautomação pode contribuir para um ambiente empresarial sustentável e gerar menos lixo. Por isso, as organizações que têm uma abordagem ESG serão beneficiadas ao implementar no seu cotidiano ferramentas que agilizem a produção. 

 

Cloud Computing

O nome em inglês pode até parecer novidade, mas você já deve ter ouvido falar em computação em nuvem. Aliás, é muito provável que faça uso no cotidiano, mesmo sem saber exatamente como funciona o Cloud Computing. Essa inovação tecnológica permite que um mesmo arquivo seja acessado de maneiras diferentes e simultaneamente. Os dados são hospedados na internet e você poderá acessá-los de qualquer lugar; basta estar conectado. Parece familiar, não é? 

Essa tecnologia já é implementada em larga escala atualmente e a tendência é que continue assim. Porque esse tipo de armazenamento facilita a vida do usuário e permite que ele guarde diversos dados sem precisar investir em equipamentos sofisticados. 

Um exemplo muito conhecido é o Google Fotos. Ao tirar uma foto ou gravar um vídeo no celular, o arquivo é armazenado na nuvem. Assim, quando estiver conectado na internet, mesmo que em outro aparelho (computador, tablet, etc.), você poderá acessar seus arquivos. 

Com essa tecnologia, não é só o usuário que se beneficia. Quando aplicado em ambientes empresariais, o Cloud Computing torna processos mais rápidos, melhora o armazenamento de dados e diminui gastos com infraestrutura: basta se conectar à internet que os dados essenciais da empresa estarão à disposição para a execução de diferentes tarefas. 

 

Blockchain

Blockchain é um termo recente, contextualizado pela primeira vez em 2008 por Nakamoto. Ele apareceu antes, com o sucesso das criptomoedas, mas agora está inserido em outros setores além do financeiro.  

A ideia é trazer maior segurança de dados pela maneira como eles são criptografados e organizados. Os blocos de dados são encadeados em sequência e dependentes entre si, o que dificulta o acesso desautorizado. Essa cadeia de blocos de dados tem o nome de Blockchain. 

Ela permite maior rapidez e segurança nos processos, algo indispensável para o desenvolvimento empresarial. 

 

Realidade aumentada

Para entender a realidade aumentada, não podemos confundir com um termo bem parecido, a realidade virtual. Ambas são diferentes. Enquanto a realidade virtual é a criação de um universo dentro do ambiente online, a realidade aumentada busca mesclar elementos reais e virtuais

Um exemplo muito famoso é o jogo Pokémon Go. Ele fez sucesso desde o seu lançamento, em 2016, combinando ambientes urbanos com personagens da série de animação. No jogo, você usa a câmera do seu celular e consegue “enxergar” os personagens pela tela. Essa inserção de objetos virtuais na realidade é a premissa da realidade aumentada. 

Outro exemplo é a ferramenta criada pela Ikea. Com o aplicativo da loja de móveis e decoração, é possível mapear os ambientes da sua casa usando a câmera do celular e inserir os objetos virtuais disponíveis no catálogo. Isso torna a experiência do cliente mais completa e oferece uma perspectiva diferente do produto vendido. 

 


A tendência é que o uso dessas e outras inovações tecnológicas aumente nos próximos anos. Afinal, além de trazer mais praticidade, elas contribuem para diversos setores e podem ser combinadas para aumentar as possibilidades de utilização. 

Quer continuar informado? Acompanhe a gente pelo blog e pelas redes sociais: @evoluaenergia. ? 

Fale Conosco