Internet das Coisas: como ela está presente em nosso cotidiano

A Internet das coisas, ou em inglês, Internet of Things (IoT), é um conceito que vem sendo bastante discutido no mundo da tecnologia, principalmente entre seus entusiastas. O que não surpreende, já que atualmente estamos rodeados por ela. 

Mas, afinal: o que é a Internet das Coisas e como ela faz parte do nosso dia a dia? Continue a leitura para descobrir! 

 

O que é internet das Coisas?

Esse conceito foi criado há mais de 20 anos, por Kevin Ashton, britânico especialista em tecnologia, para, grosso modo, nomear a habilidade de conexão de diferentes objetos à internet. Em resumo, a internet das coisas é uma tecnologia que permite que aparelhos distintos se conectem e se relacionem entre si por meio da internet. Dessa maneira, eles podem ser controlados digitalmente, ser programados para cumprirem funções, entre outras possibilidades. 

As assistentes virtuais — que se tornaram populares nos últimos tempos — representam bem como essa tecnologia funciona. Por comando de voz, esses dispositivos conseguem acessar a internet e controlar outros eletrodomésticos. 

Em uma casa inteligente, a Internet das Coisas se faz presente em praticamente todos os cômodos: na iluminação, na smart TV, na fechadura digital, nas câmeras e em muitos outros aparelhos. Na cozinha, por exemplo, a geladeira conectada à internet pode fazer mais do que dar “bom dia”. Ela pode informar sobre a validade das mercadorias, avisar qual item está perto do vencimento, criar uma lista de supermercado e indicar os locais mais próximos para fazer as compras. 

Podemos usar essa tecnologia para produzir aparelhos eletrônicos inteligentes, com funcionalidades úteis e adaptadas às nossas necessidades. O objetivo é deixar nosso cotidiano mais prático e os processos mais eficientes. 

 

A Internet das Coisas na prática

A Internet das Coisas não serve simplesmente para controlar seus aparelhos de casa usando o celular. Ela também pode ser aplicada em diversas áreas, como: 

  • Medicina: os registros médicos se tornam mais precisos por conseguirem armazenar um histórico maior do paciente, conectando diferentes informações e enviando resultados de exames automaticamente. 
  • Transporte: o transporte público das cidades do futuro pode ficar mais seguro e operante, com câmeras e sensores instalados em diversos pontos do ambiente urbano. 
  • Agricultura: o solo das plantações pode ser monitorado e é possível implementar chips nos animais para controle da saúde (como acessar os dados de vacinação).  

Esses são somente alguns exemplos de como a Internet das Coisas abre possibilidades para simplificar e construir soluções criativas para diferentes setores. 

 

Como o 5G se relaciona

A rede 5G surge para quebrar barreiras na transmissão de dados. Isso acontece porque cada dispositivo conectado à internet utiliza um endereço IP (em inglês, Internet Protocol) que permite identificarmos qual é o aparelho e acioná-lo.  

Com o IPv6, um novo padrão de Protocolo de Internet, teremos um maior número de combinações possíveis para a criação de endereços online — diferentemente de seu antecessor, o IPv4, que esgotou seu número de IPs em 2020. 

Assim, conseguiremos conectar mais dispositivos à internet. O problema é que para esses aparelhos interagirem entre si de maneira eficiente é necessária uma boa rede de conexão. 

Por isso, a rede 5G será tão importante. Com ela, além de maior expansão territorial, será possível conectar um maior número de dispositivos sem dificuldade. A estabilidade fornecida pelo 5G está totalmente relacionada à Internet das Coisas, que depende de alta qualidade de conexão para integrar os novos dispositivos presentes no mercado e os muitos outros que podem surgir com outras inovações tecnológicas.

 

O papel da energia nas novas tecnologias

Pensar em tecnologia sem considerar uma fonte de abastecimento não é viável. Afinal, para suprir tantos equipamentos conectados à internet, será necessária uma grande quantidade de energia. Por isso, devemos considerar formas eficientes e sustentáveis de fornecer essa energia. 

Uma delas já é bem conhecida, mas que ainda pode ser muito explorada: a energia solar. 

Com a incidência da radiação solar, conseguimos gerar energia limpa. Dessa maneira, ajudamos você a praticar um consumo consciente e responsável de energia. 

Quer saber mais? Acesse o nosso site e conheça nossos planos de desconto! 

Fale Conosco