Energia solar: qual a diferença entre on-grid e off-grid

Consumir energia solar gera economia e ainda contribui para a preservação do meio ambiente. Mas, por ser recente, essa tecnologia ainda gera muitas dúvidas. Para ajudar você a entender melhor como funciona a energia solar, vamos esclarecer neste texto a diferença entre os sistemas on-grid e off-grid. 

Continue a leitura e saiba mais! 

 

Sistema on-grid

O sistema on-grid leva esse nome porque está conectado à rede elétrica. Podemos fazer um paralelo com a rede de internet: quando estamos online, quer dizer que estamos conectados à rede, junto a outras pessoas. 

A mesma premissa funciona no sistema on-grid, em que o seu imóvel continua conectado à rede elétrica ao consumir energia solar. Dessa maneira, nos momentos em que as placas solares não geram energia (no período noturno) ou geram uma quantidade reduzida, a rede elétrica supre essa demanda para que você não fique sem eletricidade. 

O sistema on-grid funciona de duas maneiras: pela instalação de placas solares ou por geração compartilhada de energia. 

Na primeira, é necessário desembolsar um valor para comprar as placas, fazer reformas e manutenções. O equipamento ficará alocado em seu imóvel gerando energia, mas, ao mesmo tempo, você continua consumindo energia elétrica da rede local por estar conectado. Há duas desvantagens nesse modelo: o valor do equipamento, ainda elevado no mercado; e a necessidade de reforma, que altera a aparência do imóvel. 

Como alternativa, você pode optar pela geração distribuída e não se preocupar em adquirir as placas solares. Por ser um sistema on-grid, seu imóvel continua conectado à rede elétrica e seu relacionamento com a companhia de energia não se altera — somente a sua conta de luz. 

Geramos a energia em nossos parques solares e inserimos na rede de distribuição. Assim, você passa a receber créditos por consumir uma energia limpa e esses créditos são convertidos em desconto na sua tarifa. Você passa a economizar pelo menos uma conta por ano!  

 

Sistema off-grid

Para entender o sistema off-grid, podemos usar a mesma analogia da internet: quando estamos offline, quer dizer que não estamos conectados. Então, quando a geração de energia solar é off-grid, ela não está conectada à rede elétrica, é independente. 

Como não recebe energia elétrica da rede, o sistema off-grid precisa se sustentar sozinho, mesmo quando as placas solares ficam impossibilitadas de gerar energia por falta da radiação solar. Assim, é necessário um banco de baterias estacionárias para armazenar a energia, bem como inversores elétricos, que convertem a corrente contínua em corrente alternada.  

Por usar mais equipamentos além das placas, a instalação e a manutenção do sistema off-grid também ficam mais caras. 

 

Qual escolher?

Agora que você já sabe a diferença entre os sistemas ongrid e off-grid, chegou o momento de decidir qual o melhor para o seu imóvel. Isso depende de dois fatores: a localização e o quanto você está disposto a investir. 

Como já comentamos, o sistema off-grid é autossuficiente e mais caro. Então, ele é indicado para casos mais específicos, como ambientes rurais e remotos que não recebem energia elétrica da rede local. 

Enquanto isso, o sistema on-grid é o melhor para regiões urbanas. Afinal, o imóvel já tem acesso à energia elétrica. Neste caso, basta decidir entre a instalação das placas ou uma opção simplificada, que é a geração distribuída. 

O melhor da geração distribuída é que você pode aproveitar a economia consumindo energia solar e não precisa se preocupar com nenhum detalhe do processo. Sem obras ou investimentos! 

Para fazer parte do time de #Evoluídos, é muito simples: acesse o nosso site, conheça nossos planos e faça seu cadastro. Somos 100% digitais e, com alguns cliques, você já consegue fazer parte dessa evolução com a gente! ? 

Fale Conosco