O ano de 2022 será marcado pela inovação, pela tecnologia e, o mais importante, por pessoas. A união entre esses setores vai priorizar uma experiência mais imersiva e com foco no cliente. Ou seja, o ponto-chave para o crescimento empresarial este ano é implementar estratégias que abordem tais aspectos. Confira as principais tendências para 2022 e saiba como aplicar no seu negócio!
1. Sustentabilidade empresarial
O futuro é verde. Ou, pelo menos, deveria ser. Diante da necessidade de um desenvolvimento sustentável e que considere os impactos ambientais, as empresas que adotam iniciativas verdes tendem a crescer.
Estamos em um momento em que o consumo consciente vem se destacando cada vez mais, e a preocupação com a sustentabilidade tem se tornado um fator decisivo no momento de o cliente escolher qual marca vai consumir.
Além disso, vem crescendo o número de empresas que adotam o modelo focado em ESG (Environmental, Social and Governance; em português, Ambiental, Social e Governança) e implementam estratégias para reduzir a emissão de gases efeito estufa na atmosfera — o que gera créditos de carbono, uma moeda promissora no mercado financeiro.
Por isso, entender como trazer mais consciência ambiental para o seu negócio é tão importante. Optar pela energia limpa, por exemplo, é uma maneira simples de aplicar a sustentabilidade no cotidiano da sua empresa e ainda ter economia.
2. Pagamentos online e bancos digitais
Outra tendência com destaque em 2022 são os meios de pagamento digitais. Eles facilitaram nossa vida durante a quarentena da pandemia de covid-19 e vieram para ficar. A descentralização bancária já é uma realidade no Brasil, principalmente nos centros urbanos, e fazer pagamentos de maneira online se tornou parte do dia a dia de diversas pessoas.
Implementar serviços de pagamentos digitalizados e eficientes é uma das tendências para 2022 e continuará nos próximos anos. Além de facilitar, essas inovações trazem maior liberdade de escolha ao consumidor e pode auxiliar na captação de clientes no seu negócio.
3. Multiplataforma e superapps
Na mesma onda de digitalização, estão as multiplataformas e os superapps.
Com os superapps — ou superaplicativos — o consumidor consegue acessar diversas funcionalidades num mesmo local. Essa tecnologia, além de facilitar a vida do consumidor, é uma ótima maneira de reter o seu cliente, porque quanto mais tempo ele passa usando seu serviço, maior a chance de se tornar um defensor da sua marca.
As multiplataformas seguem uma linha bem parecida. Elas permitem que o consumidor acesse os produtos da sua empresa de várias maneiras e encontre um maior número de canais de comunicação. Um serviço multiplataforma possibilita acesso em celulares com diferentes sistemas operacionais (Android, IOS), em computadores, tablets, etc.
Quando o aplicativo é desenvolvido para atuar em multiplataformas, ele traz como resultado: menor custo, melhor integração entre aparelhos e linguagem de programação versátil. Além disso, possibilita o acesso a mais pessoas, aumentando o mercado de atuação.
4. BigData e tecnologia de dados
Com tanta informação no meio digital, é preciso pensar onde os dados serão armazenados. O termo BigData, por exemplo, vem aparecendo com frequência por aí e significa uma grande variedade de dados chegando em um volume cada vez maior e com velocidade acelerada.
Por isso, provedores de tecnologia de dados estão se tornando de extrema importância nos dias atuais e tendem a continuar sendo aperfeiçoados. Dessa forma, será possível usar o BigData, esse acúmulo de dados, para aprimorar a experiência dos clientes e oferecer um atendimento personalizado.
5. Cliente em foco
Como já citamos várias vezes, a experiência do cliente está ainda mais centralizada nos novos modelos de negócio. Isso porque a conexão humana e a proximidade se tornaram elementos essenciais no relacionamento empresa-cliente.
Com isso, a tendência é que a comunicação, além de mais humana e empática, fique também menos burocrática. Com o auxílio das novas tecnologias, será possível facilitar processos e agilizar a compra de um produto ou serviço, assim como entender melhor quais são as necessidades do cliente para melhor atendê-lo.
Vantagens para o seu negócio
Durante a pandemia, observamos um forte apelo ao meio digital, algo que, como vimos, tende a continuar complementando as estratégias comerciais. Como a tecnologia ocupará lugar de destaque, é de se esperar que o ambiente digital esteja mais completo e que ofereça mais autonomia e espaço para que mais tendências possam aparecer.
Agora que você já sabe quais são as principais tendências para 2022, chegou o momento de começar a aplicar no seu negócio. E a gente vai ajudar você com isso!
Saiba como gerar desenvolvimento sustentável na sua empresa!