Energia elétrica: descubra como economizar

A energia elétrica está presente no nosso dia a dia, mas nem sempre nos lembramos dela — só quando ficamos sem luz ou quando a conta vem muito alta.  

Pagar caro pela energia prejudica o nosso orçamento, pois poderíamos usar esse dinheiro para diversas outras coisas. Mas você sabia que, com algumas mudanças, já é possível economizar? 

Continue a leitura e veja como pagar menos na conta de energia. 

 

Como a energia elétrica é gerada?

A geração de energia elétrica pode ocorrer de diversas formas. Ao longo dos anos, fomos aperfeiçoando as tecnologias para trabalharem com mais eficiência. Aqui no Brasil, usamos em maior escala as hidrelétricas, mas também consumimos energia a partir do petróleo, do carvão mineral, dos biocombustíveis e do gás natural, além da energia nuclear. Essas são algumas das maneiras de gerar energia. No entanto, a maioria é poluente e/ou causa impacto ambiental. 

A hidrelétrica, nossa principal fonte de energia, é considerada uma energia limpa e renovável. Isso porque ela usa uma fonte que se renova naturalmente e não emite gases de efeito estufa na atmosfera. Contudo, ao analisarmos os impactos ambientais causados durante a sua implementação, observamos que centralizar a geração de energia somente nas hidrelétricas pode não ser benéfico para os nossos biomas. 

Usar fontes alternativas de energia limpa traz autonomia energética e contribui para o desenvolvimento sustentável. Alguns exemplos são: a energia eólica, a maremotriz e a solar. Todas são limpas e renováveis.  

A energia solar é a que menos causa danos ao meio ambiente, pois seu impacto é mínimo. Ela não precisa de grandes espaços para ser implantada, não emite gases poluentes e as tecnologias para a reciclagem de seus materiais já estão sendo desenvolvidas. Além disso, grande parte do território brasileiro é ensolarada, o que favorece a radiação solar. 

 

Por que a energia elétrica varia de preço?

Os principais motivos para a variação de preço da energia elétrica são os reajustes realizados pela Aneel e as bandeiras tarifárias. Todos os anos, a Aneel faz alterações nas tarifas e como estamos em um momento de crise hídrica, isso afeta diretamente o valor da conta. 

Como já comentamos, as hidrelétricas são a principal fonte de energia brasileira. Ao baixar o nível dos reservatórios hídricos, a geração de energia é afetada e precisa ser suprida. Para isso, são acionadas as termelétricas, que funcionam a partir da geração de calor. Elas são mais caras de serem supridas e esse valor é repassado aos consumidores na forma de tarifa, como a bandeira vermelha. 

 

Saiba como economizar

Agora que você já sabe como a sua energia é gerada e o porquê da sua conta variar de preço, hora de agir para que ela fique mais barata e pare de afetar tanto seu bolso.  

Confira 5 dicas de como economizar energia elétrica: 

 

1. Consumir energia limpa

A energia solar é mais barata do que a que chega para você atualmente e evoluir o seu consumo pode ser mais simples do que você imagina.  

Em alguns cliques, é possível cadastrar sua conta de luz e fazer parte dos #Evoluídos: um time que consome energia limpa de forma prática e recebe desconto por isso. Não precisa fazer obras e investimentos nem instalar placas solares. 

Quer saber como isso é possível? Acesse nosso site e conheça nossos planos! 

 

2. Desligar os aparelhos que não estiver usando

Dica básica de economia, mas que é sempre bom relembrar: não gaste energia sem necessidade. 

Isso vale não somente para lâmpadas, mas também para televisores, notebooks, carregadores, ar-condicionado, entre outros. Além disso, se atente ao standby dos aparelhos – aquela luzinha que indica que ele ainda está ligado. Pode não parecer, mas esse modo de espera também gasta energia.  

 

3. Usar eletrodomésticos eficientes

Ao comprar um novo eletrodoméstico você já deve ter reparado no selo da Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Ele é bem importante, pois indica a eficiência energética do aparelho. 

A escala vai de A a F. Os melhores eletrodomésticos para se ter em casa são aqueles do grupo A, os mais eficientes e econômicos.

 

4. Conferir as instalações elétricas

Não se esqueça de checar como está a fiação elétrica do seu imóvel. Ela também interfere no consumo de energia e pode impactar na sua conta de luz. 

Se for necessário, substitua fios e equipamentos antigos ou danificados. Fazer alguns reparos na instalação elétrica ajuda a economizar em longo prazo e traz mais segurança a quem frequenta o imóvel. 

5. Aproveitar a iluminação natural

O Sol está aí todos os dias, transmitindo calor e nos ajudando a gerar energia limpa. Então, nada melhor do que aproveitar a luz natural que vem dele. Por isso, prefira deixar as janelas ou cortinas abertas durante o dia para trabalhar ou estudar. 

Além de economizar, um ambiente bem iluminado pela luz do Sol traz aquela dose extra que você precisa para realizar suas tarefas. 

 


Viu só? Para economizar energia elétrica, basta mudar alguns hábitos do cotidiano e praticar o consumo consciente. E, para isso, você pode contar com a gente! 

Continue nos acompanhando pelas redes sociais — @evoluaenergia — e fique por dentro das novidades. ?  

Você também pode se interessar por:

Qual a diferença entre ACL e ACR?
5 dicas para deixar o seu negócio mais sustentável

Siga nossas redes sociais

Copyright © Evolua Energia Participações S/A

Selecione sua localidade para acessar nossos serviços em seu estado.

Informações sobre outros estados