Perguntas
Frequentes

Quem é a Evolua?

Nós somos uma empresa que gera energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicos e compartilhamos com quem quer consumir uma energia limpa e sustentável. Atualmente, estamos presentes nos estados de Minas Gerais, Ceará e Pernambuco.

Produzimos uma energia mais barata, o que permite dar desconto na tarifa da conta de luz!

Quais as vantagens dos planos Evolua?

Juntos nós podemos gerar energia limpa e renovável, sem a emissão de gases efeito estufa na atmosfera e contribuir para o meio ambiente.

Além disso, você terá um desconto garantido na sua conta de energia, sem precisar fazer obras ou qualquer investimento. Seu bolso agradece!

Quer saber mais? Clique aqui e entenda como funciona a energia solar fotovoltaica.

Aderir à Evolua é um processo legalizado?

Sim!

Todo o processo é legalizado por meio da Resolução Normativa nº 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que entrou em vigor em 2012. Assim como, pela lei Nº 14.300 sancionada dia 06 de janeiro de 2022.

Conheça o Marco Legal da Geração Distribuída.

Como esse desconto na energia é possível?

A produção de energia solar é mais barata do que aquela que chega pra você atualmente.

Quando você se cadastra na Evolua, nós comunicamos a companhia elétrica da sua região que você usa energia solar e colocamos na rede de distribuição o quanto você consumiu. Essa compensação gera créditos que são convertidos em desconto.

Como você consome uma energia mais barata, vai pagar menos na sua conta também.

Como entrar em contato com a Evolua?

Ligue ou mande uma mensagem no WhatsApp, pelo número (31) 3084-3200, ou ligue para 0800 031 5200.

E, se preferir, mande um e-mail para [email protected].

Quem é a Eva?

Eva é a assistente virtual da Evolua.

Quando você entra em contato com a gente pelo Chat no Portal do Cliente ou por WhatsApp, ela é quem fornece o seu primeiro atendimento de maneira rápida e prática.

A Eva está disponível todos os dias da semana e 24 horas por dia.

Como é dividida a conta de energia?

A conta de energia é dividida em basicamente duas partes: Tarifa de Energia (TE) e Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD).

Para simplificar, podemos dizer que a TUSD se refere aos custos de distribuição e transmissão feitos pela companhia de energia. Enquanto isso, a TE é o custo do produto, nesse caso, da energia elétrica.

Por isso, qualquer alteração, seja de ICMS ou bandeira tarifária, incide sobre a TE.

O que é a Tarifa de Energia (TE)?

A Tarifa de Energia (TE) é parte da conta de luz que se refere ao valor da energia consumida. Ela é usada para realizar o faturamento mensal sobre o consumo de energia, assim como sofre alterações de acordo com o ICMS e as bandeiras tarifárias.

Será na TE que o desconto da Evolua irá incidir, o que causa uma diminuição do valor da conta de luz.

Onde o desconto incide na conta de energia?

O benefício Evolua irá incidir sobre a Tarifa de Energia (TE).

Ou seja, sobre a parcela da conta de luz que se refere ao produto, energia elétrica, e não a sua distribuição pela companhia de energia (TUSD).

Por que o desconto será na Tarifa de Energia (TE)?

Como o percentual de desconto irá incidir sobre a Tarifa de Energia (TE), garantimos que qualquer variação que ela venha a sofrer não impacte o seu benefício. Caso a TE aumente, o percentual da conta em que incide o benefício irá aumentar também.

O que é geração distribuída?

Nós produzimos energia nas fazendas solares Evolua e colocamos na rede elétrica da sua região. A energia solar é limpa e mais barata, o que gera desconto na sua conta de luz!

Esse processo é reconhecido pela ANEEL e totalmente transparente. Para saber mais sobre ele, assista esse vídeo.

O que é crédito na conta de energia?

Quando você se cadastra com a Evolua, nós produzimos energia de acordo com o seu consumo. Então, colocamos essa energia na rede elétrica para compensar o quanto você usou e informamos a companhia de energia da sua região.

Essa energia mais barata gera créditos. São eles que retornam para você na forma de desconto!

O que é injeção de energia?

Esse é o nome técnico dado ao momento que pegamos a energia solar produzida e inserimos na rede de distribuição da sua região. A companhia elétrica recebe a energia injetada e pode partilhar entre os seus consumidores.

Assim você não precisa fazer nenhuma obra ou investimento, mas continua recebendo energia limpa!

O que é a ANEEL?

É a Agência Nacional de Energia Elétrica, responsável por regular o setor elétrico brasileiro e vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

Preciso realizar alguma obra ou investimento?

Não!

Você não vai precisar investir em nenhum equipamento ou fazer instalações na sua casa ou empresa. Nós colocamos a energia solar na rede elétrica e ela vai chegar da mesma maneira que sempre foi.

Como a energia chegará até minha casa ou comércio?

Nós, da Evolua, geramos a energia limpa e colocamos na rede elétrica. Quando você se cadastra, nós informamos a companhia de energia da sua região que você tem uma parceria com a gente e isso gera créditos na sua conta de luz.

Esse processo é chamado de compensação de energia e faz parte do sistema de geração distribuída.

Clique aqui e entenda como funciona.

Como será minha relação com a companhia elétrica?

Não muda em nada o seu relacionamento com a companhia elétrica.

Ela é quem coleta a energia elétrica gerada e distribui para seus consumidores. Por isso, caso falte energia ou tenha algum problema com a rede elétrica, ela será a responsável por resolver.

Em caso de falta de luz e problemas na rede elétrica, quem devo procurar?

A companhia de energia que deve ser informada de qualquer problema. Ela ainda é a responsável pela manutenção da rede elétrica da sua região.

Qual o benefício para o meio ambiente?

A energia solar fotovoltaica é limpa e de uma fonte renovável, o sol. Ou seja, a sua geração não emite gases efeito estufa para a atmosfera.

Dessa forma, contribuímos para um desenvolvimento sustentável, alinhado com os objetivos da ONU, e garantimos um futuro mais consciente.

Viemos evoluir a forma que você consome energia!

Como acessar o meu demonstrativo?

Todos os meses enviamos no seu e-mail cadastrado o boleto referente ao seu uso de energia — já incluso o seu desconto!

Se preferir, você também pode tirar a 2ª via pelo Portal do Cliente ou com a nossa assistente virtual Eva, pelo WhatsApp (31) 3084-3200.

Como solicito a 2ª via do boleto da conta de luz?

Você pode acessar o Portal do Cliente, usando seu login e senha.

Ou pedir pelo WhatsApp, pelo número (31) 3084-3200. A Eva, nossa assistente virtual, ficará feliz em atendê-lo!

Como acesso o Portal do Cliente?

Assim que você se cadastra na Evolua, vai receber um e-mail e uma mensagem com o seu login e senha. Então, é só seguir o passo a passo:

  • Vá ao Portal do Cliente;
  • Insira os dados;
  • Se for a primeira vez, ele vai pedir que você altere a senha;
  • Prontinho! Você já tem acesso a diversas funcionalidades do portal.

O que muda na minha conta de energia?

Quando começar a receber energia, você também irá receber o demonstrativo Digital Evolua.

Na conta de luz da companhia elétrica serão descritos os valores cobrados pela distribuição da energia. Enquanto, no Demonstrativo Digital Evolua, estará o seu desconto na tarifa de energia e o quanto você consumiu de energia.

É necessário fazer o pagamento de ambos. Mas, não se preocupe! O seu benefício está incluso e você continuará economizando.

O que é demonstrativo?

Demonstrativo é o nome dado a sua conta de energia. Nele ficam as informações referentes ao seu consumo, tarifas, valor a ser pago, data de vencimento, etc.

Ao se tornar um Evoluído, você receberá o demonstrativo Evolua e o da companhia elétrica da sua região.

No demonstrativo Evolua vão estar todas as informações sobre o seu consumo e também o quanto você já economizou com a gente! ☀️

Preciso pagar alguma assinatura ou taxa de adesão?

Claro que não, simplificamos para você!

Basta se cadastrar no nosso site, escolher o plano e faremos a análise da sua conta de luz. Você só faz o pagamento da energia que consumiu, já com o desconto.

Se eu tiver mais de uma instalação no meu nome, posso ter desconto Evolua em todas elas?

É possível cadastrar mais de uma conta de energia na Evolua, desde que todas tenham o mesmo titular e CPF.

Clique aqui e faça a simulação!

E se eu mudar de endereço?

Vamos continuar juntos!

É só nos procurar pelos nossos canais de atendimento e informar a mudança com no mínimo 90 dias de antecedência.

Se o novo local também fizer parte da área atendida pela Evolua, o contrato será alterado e você vai passar a receber energia limpa no novo endereço.

Posso me cadastrar na Evolua morando de aluguel?

Sim! Tudo depende da titularidade da conta de energia.

Se estiver no seu nome, tudo certo. Só continuar seu cadastro normalmente e se lembrar de comunicar ao dono antes de se mudar do imóvel.

Se a conta estiver no nome do dono, você pode comunicar seu interesse para que ele seja o titular no cadastro ou pedir que a companhia elétrica altere o nome na conta.

Se eu alugar meu imóvel, a residência ou estabelecimento poderá continuar recebendo energia Evolua?

Para se cadastrar na Evolua é importante que o titular da conta de energia seja o mesmo que vai estar no contrato.

Então, caso você vá alugar algum imóvel para outra pessoa, será preciso incluir o nome do locatário no contrato por meio do aditivo de titularidade e, claro, a pessoa deverá estar ciente desse acordo.

Como funciona o desconto?

O desconto é feito na tarifa compensável da conta de luz. Ou seja, não estão incluídos os impostos, a iluminação pública e outros encargos. Por isso, o desconto não incide em toda a conta, mas na tarifa da conta de luz, também conhecida como TUSD e TE.

Como será feita a administração da minha conta de luz?

De acordo com a distribuidora da sua região, para garantir o desconto na sua tarifa de energia, será necessário que a Evolua faça a administração da sua conta. Esse processo também é conhecido como “troca de titularidade”, nele, a titularidade passa a ser da associação da Evolua a qual você faz parte para consumir energia limpa. Ah! Importante, após este processo, a distribuidora de sua região poderá gerar uma conta residual.

O que significa conta residual?

Após o processo de alteração da gestão da sua conta, a distribuidora poderá emitir uma conta residual.

Por que isso acontece? É simples! Isso acontece porque pode haver um intervalo de tempo entre a última leitura e a troca de titularidade. Ou seja, é um período que a titularidade ainda está no seu nome, então a distribuidora envia a conta residual em seu nome. Caso isso aconteça, basta entrar em contato com a distribuidora para resolver. Nos próximos meses, essa situação ficará regularizada.

O que é a CCEE?

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE é o órgão responsável por viabilizar as transações no Mercado de Energia Livre. Criado pela Lei nº 10.848/2004, essa entidade sem fins lucrativos atua em diversas etapas da negociação, integrando geradores (como a Evolua), distribuidores, comercializadores e consumidores.

O que é o SCEE?

O Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE) é o que permite que os créditos de energia sejam aproveitados pelos consumidores cadastrados na Evolua. A sua definição foi dada pela Lei 14.300/2022, a mesma que estabeleceu o Marco Legal da Geração Distribuída.

Nesse sistema, a energia gerada é inserida na rede de distribuição e permite que a própria unidade faça o consumo desta energia. Quando a geração é superior ao que foi consumido, são contabilizados créditos. Esses créditos são convertidos em desconto para os cadastrados na Evolua.

Segundo a SCEE, somente as unidades consumidoras que possuem o mesmo titular podem aproveitar esses créditos. Por isso, é necessário que a gestão da sua conta de energia passe a ser da Evolua.

Fale conosco

Temos um time preparado para atendimentos, use o nosso conhecimento a favor da redução da sua conta elétrica, entre em contato:

Rua Levindo Lopes, 357 – 8º andar

Bairro Savassi

Belo Horizonte – MG

    Siga nossas redes sociais

    Copyright © Evolua Energia Participações S/A

    Selecione sua localidade para acessar nossos serviços em seu estado.

    Informações sobre outros estados