Perguntas
Frequentes

Quem é a Evolua?

Somos uma empresa que gera energia elétrica por meio de fontes renováveis, especialmente energia solar fotovoltaica, e compartilhamos com quem quer se beneficiar do uso de uma energia limpa e sustentável.

Oferecemos a você a oportunidade de escolha. Acreditamos no consumo inteligente e sabemos que esse é o futuro. E, por aqui, o futuro já começou!

Como funciona?

A energia gerada pela Evolua é inserida na rede da distribuidora de energia e se transforma em créditos que são compensados na conta de luz do cliente da Evolua.

Isso tudo acontece por meio do Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE), que foi criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em 2012, pela Resolução Normativa n.º 482/2012 da ANEEL, e hoje é regido pela Lei 14.300/2022 e pela Resolução Normativa n.º 1.000/2021 da ANEEL.

Quais as vantagens dos planos da Evolua?

Juntos nós podemos gerar energia limpa e renovável, sem a emissão de gases efeito estufa na atmosfera e contribuir para o meio ambiente. 

Além disso, você terá uma economia na sua conta de energia, sem precisar fazer obras ou qualquer investimento em equipamentos. Seu bolso agradece!

Aderir à Evolua é um processo legalizado e regulamentado?

Sim!

Todo o processo é legalizado por meio da Lei n.º 14.300/2022 e Resolução Normativa nº 1.000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Como esse desconto na energia é possível?

A energia gerada por fontes renováveis possui um custo menor de produção, mas quando se torna crédito de energia, ela abate de forma igual na energia disponibilizada pela distribuidora de energia, apesar do custo do kW/h da distribuidora ser maior do que o custo do crédito de energia. 

Quando você faz o cadastro na Evolua, também se torna um integrante de consórcio, cooperativa ou associação civil de compartilhamento de crédito de energia. Nós comunicamos à distribuidora de energia da sua região o percentual de créditos que você receberá, por estar conectado à usinas de fontes renováveis (como a fonte solar, dentre outras).

Os créditos começam a chegar na sua conta de luz, e para aproveitar o benefício basta pagar os custos do plano Evolua.

Esse processo faz parte do segmento de Geração Distribuída (GD) e só é possível pelo Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE), criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e operado pelas distribuidoras de energia elétrica.

Como entrar em contato com a Evolua?

A Eva, nossa assistente virtual, está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, para ajudar você. Para conversar com ela, basta enviar uma mensagem clicando no botão “Fale conosco” em nosso site.

Se preferir, entre em contato com nossa equipe pelo telefone 0800 031 5200. Esse atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 13h.

Quem é a Eva?

Eva é a assistente virtual da Evolua. 

Quando você entra em contato com a gente pelo Chat no Portal do Cliente ou pelo botão “Fale conosco” em nosso site, ela é quem fornece o seu primeiro atendimento de maneira rápida e prática.

A Eva está disponível todos os dias da semana e 24 horas por dia.

O que é energia solar fotovoltaica?

É a energia gerada por meio de placas solares. Elas captam a luz do sol e transformam em energia elétrica limpa.

O que são as usinas CGH?

As Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) são usinas hidrelétricas de tamanho e potência menores que podem ter o potencial de gerar de 0 até 5MW de energia.

O que são usinas de biogás?

Usinas de biogás convertem resíduos orgânicos, como esterco e restos de alimentos, em biogás por meio da digestão anaeróbica. O biogás, composto principalmente por metano, é um combustível valioso utilizado para geração de energia elétrica.

Como é dividida a conta de energia?

A conta de energia é dividida em basicamente duas partes: Tarifa de Energia (TE) e Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD).

Para simplificar, podemos dizer que a TUSD se refere aos custos de distribuição e transmissão feitos pela distribuidora de energia. Enquanto isso, a TE é o custo do produto, nesse caso, da energia elétrica.

O que é geração distribuída?

A Geração Distribuída (GD) é o nome que se dá para a produção de energia no local do consumo ou próximo a ele. 

O termo GD também é utilizado para se referir ao Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE), criado pela ANEEL em 2012, no qual a energia de fonte renovável gerada pela Evolua é disponibilizada na rede da distribuidora de energia local e se transforma em créditos de energia. 

Como os custos da geração desse tipo de energia são menores, quando os créditos são compensados no consumo do cliente Evolua, ele passa a ter uma economia na sua conta de luz.

O que é a compensação de créditos na conta de energia?

Quando você se cadastra na Evolua, nós produzimos energia renovável e essa energia, ao ser disponibilizada na rede da distribuidora de energia local, se transforma em créditos de energia que são utilizados para abater o seu consumo na conta de luz. 

Os créditos são compensados e isso faz com que você tenha uma economia com os custos de energia!

O que é a ANEEL?

É a Agência Nacional de Energia Elétrica, responsável por regular o setor elétrico brasileiro e vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

O que é o SCEE?

O Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE) é o que permite que os créditos de energia gerados por usinas de fontes renováveis, como a solar fotovoltaica, da Evolua possam ser destinados e compensados no consumo de energia dos Evoluídos (quer ser um, clique aqui), proporcionando assim uma economia com os gastos de energia. A sua definição foi dada pela Lei 14.300/2022, a mesma que estabeleceu o Marco Legal da Geração Distribuída.

O que é injeção de energia?

Esse é o nome técnico dado ao momento que pegamos a energia produzida pelas nossas usinas de fonte renovável (solar, biogás, dentre outras) e disponibilizamos na rede elétrica da sua região, após autorização da distribuidora de energia local.

Assim você não precisa fazer nenhuma obra ou investimento, mas continua recebendo energia limpa!

Preciso realizar alguma obra ou investimento?

Não!

Você não vai precisar investir em nenhum equipamento ou fazer instalações no seu imóvel. Basta se cadastrar e realizar o pagamento mensal do seu plano Evolua, que os créditos de energia vão chegar na sua conta de luz.

Como a energia chegará até minha casa ou comércio?

A energia continuará chegando da mesma forma!

Nós, da Evolua, geramos a energia limpa e a disponibilizamos na rede elétrica da distribuidora de energia da sua região. A distribuidora continua sendo a responsável pela distribuição de energia entre os seus consumidores.

Como será minha relação com a distribuidora de energia?

Não muda em nada o seu relacionamento com a distribuidora de energia da sua região.

Ela é a responsável por processar a energia elétrica gerada pela Evolua e dividir os créditos de energia com os clientes que serão beneficiados. Por isso, caso falte energia ou tenha algum problema com a rede elétrica, ela continua sendo a responsável por resolver.

Em caso de falta de luz e problemas na rede elétrica, quem devo procurar?

A distribuidora de energia deve ser informada de qualquer problema. Ela continua sendo a responsável pela manutenção da rede elétrica da sua região.

Qual o benefício para o meio ambiente?

Toda a energia gerada e compartilhada pela Evolua é de fontes limpas e renováveis. A que mais utilizamos é a solar fotovoltaica, que é proveniente do sol. A sua geração não emite gases efeito estufa para a atmosfera. 

Dessa forma, contribuímos para um desenvolvimento sustentável, alinhado com os objetivos da ONU, e garantimos um futuro mais consciente.

Viemos evoluir a forma que você consome energia!

Como acessar o meu demonstrativo?

Todos os meses enviamos o seu demonstrativo Evolua para o seu e-mail cadastrado.

Você também pode encontrar o seu histórico de demonstrativos no Portal do Cliente. Acesse https://portal.evoluidos.com/#/ e faça o login. Enviamos os dados de acesso ao seu e-mail após você realizar o seu cadastro na Evolua.

A Eva, nossa assistente virtual, também pode ajudar você! Basta iniciar uma conversa clicando no botão “Fale conosco” em nosso site.

Como solicito a 2ª via do boleto referente aos custos do meu plano Evolua?

Você pode acessar o Portal do Cliente, usando seu login e senha. Ou pedir ajuda para a Eva, nossa assistente virtual, que ficará feliz em atendê-lo. Basta iniciar uma conversa clicando no botão “Fale conosco” em nosso site.

O valor do plano Evolua inclui a divisão dos custos para a manutenção da geração da energia renovável e é calculado com base no benefício acordado quando da sua adesão.

Como acessar o Portal do Cliente?

Assim que você se cadastrar na Evolua, vai receber um e-mail e uma mensagem com o seu login e senha. Então, é só seguir o passo a passo:

  • Em nosso site, clique no botão “Login” no menu principal;
  • Insira os dados;
  • Se for a primeira vez, ele vai pedir que você altere a senha;
  • Prontinho! Você já tem acesso a diversas funcionalidades do Portal do Cliente.

O que é demonstrativo?

Demonstrativo é o nome dado ao acompanhamento dos créditos gerados pela Evolua que são compensados na sua conta de luz. Nele ficam as informações referentes ao seu consumo, tarifas, valor a ser pago, data de vencimento, etc.

Ao se tornar um Evoluído, você receberá o demonstrativo Evolua e a conta da distribuidora elétrica da sua região.

No demonstrativo Evolua vão estar todas as informações sobre os créditos de energia recebidos e também o quanto você já economizou com a gente!

O que muda na minha conta de luz?

Quando começar a receber os créditos de energia na sua conta de luz, você também receberá o demonstrativo Digital Evolua.

Na conta de luz da distribuidora elétrica serão descritos os valores cobrados pela energia e os encargos que a acompanham, como impostos e contribuição de iluminação pública. 

Enquanto isso, no Demonstrativo Digital Evolua, será possível ver o quanto você recebeu de créditos de energia, quanto de fato compensou no seu consumo, o quanto você economizou e o valor que deverá pagar pelo seu plano na Evolua.

O que muda na minha conta de luz?

Ao aderir a estrutura da Evolua, você concorda em mudar a sua conta de luz para o nome da associação indicada pela Evolua. Significa que você receberá uma única cobrança, da Evolua, que constará todas as despesas com a conta de luz cobrada pela distribuidora elétrica, mais o valor referente aos créditos gerados de energia que serão compensados na conta de luz.

Lembre-se que você não deixa de ser um consumidor de energia da distribuidora de energia. Ela continuará atendendo você sobre todos os problemas na rede de distribuição, como falta ou corte de energia por exemplo.

Como funciona o desconto?

O desconto é percebido na tarifa compensável. Ou seja, os créditos de energia gerados pelas usinas da Evolua não compensam os impostos, a iluminação pública e outros encargos inseridos na conta de luz (que você continua pagando), mas compensam na tarifa de energia composta pela TE e a TUSD. Por isso, o desconto não incide em toda a conta de luz da distribuidora de energia.

Como será feita a administração da sua conta de luz?

Não se preocupe, nós cuidamos disso para você!

Ao se cadastrar na Evolua, você concorda em mudar a sua conta de luz para o nome da associação indicada por nós, esse processo se chama “troca de titularidade”. Após isso, você receberá uma única cobrança, da Evolua, que constará todas as despesas com a conta de luz cobrada pela distribuidora elétrica, mais o valor da sua cota parte para custear a geração de energia renovável compartilhada pela Evolua. Não se preocupe, mesmo pagando todas essas despesas, você ainda terá economia com os custos da energia. 

Ah! Importante, após este processo, a distribuidora de sua região poderá gerar uma conta residual.

Mas lembre-se, você não deixa de ser um consumidor de energia da distribuidora de energia. Ela continuará atendendo você sobre todos os problemas na rede de distribuição, como falta ou corte de energia por exemplo.

O que significa conta residual?

Após o processo de alteração da gestão da sua conta, a distribuidora poderá emitir uma conta residual.

Por que isso acontece? É simples! Isso acontece porque pode haver um intervalo de tempo entre a última leitura e a troca de titularidade. Ou seja, é um período que a titularidade ainda está no seu nome, então a distribuidora envia a conta residual em seu nome. Caso isso aconteça, basta entrar em contato com a distribuidora para resolver. Nos próximos meses, essa situação ficará regularizada.

Preciso pagar alguma assinatura ou taxa de adesão?

Ao se tornar um Evoluído, você continuará pagando os custos referentes à conta de luz da distribuidora de energia, e passará a pagar os custos do plano Evolua. A soma das duas parcelas já inclui a sua economia gerada pelos créditos.

Na conta de luz da distribuidora elétrica serão descritos os valores cobrados pela energia e os encargos que a acompanham, como impostos e contribuição de iluminação pública. Enquanto isso, no Demonstrativo Digital Evolua, estará descrita a economia que você teve durante o mês e o valor do plano Evolua.

Quer saber mais? Faça a simulação em nosso site!

Se eu tiver mais de uma instalação no meu nome, posso ter desconto Evolua em todas elas?

Sim!

É possível cadastrar mais de uma instalação na Evolua, desde que todas tenham o mesmo titular e CPF ou CNPJ.

E se eu mudar de endereço?

Vamos continuar juntos!

É só nos procurar pelos nossos canais de atendimento e informar a mudança com no mínimo 90 dias de antecedência.

Se o novo local também fizer parte da área atendida pela Evolua, o contrato será alterado e você vai passar a receber créditos de energia limpa no novo endereço.

Posso me cadastrar na Evolua morando de aluguel?

Sim! Tudo depende da titularidade da conta de energia.

Se estiver no seu nome, tudo certo. Só continuar seu cadastro normalmente e se lembrar de comunicar ao dono e à Evolua antes de se mudar do imóvel.

Se a conta estiver no nome do dono, você pode comunicar seu interesse para que ele seja o titular no cadastro ou pedir que a distribuidora elétrica altere o nome na conta.

Se eu alugar meu imóvel, a residência ou estabelecimento poderá continuar recebendo energia da Evolua?

Para se cadastrar na Evolua é importante que o titular da conta de energia seja o mesmo que vai estar no contrato.

Então, caso você vá alugar algum imóvel para outra pessoa, será preciso incluir o nome do locatário no contrato por meio do aditivo de titularidade e, claro, a pessoa deverá estar ciente deste acordo.

Fale conosco

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 13h.

 

Rua Levindo Lopes, 357 – 8º andar

Bairro Savassi

Belo Horizonte – MG

Siga nossas redes sociais

Copyright © Evolua Energia Participações S/A

Selecione sua localidade para acessar nossos serviços em seu estado.

Informações sobre outros estados