Cidade do futuro: como serão os novos centros urbanos

Os temas sustentabilidade e mobilidade urbana são os principais aspectos considerados em uma cidade do futuro, visto que vivemos em um momento no qual estamos repensando os impactos que causamos ao meio ambiente. 

As inovações tecnológicas trazem soluções interessantes que contribuem para a construção de cidades mais inteligentes. Continue a leitura e saiba o que está sendo feito para a vida urbana no futuro. 

 

Planejamento urbano

Um dos aspectos considerados nas cidades inteligentes é a maneira na qual as construções são posicionadas. A ideia central é que as pessoas consigam acessar diversos estabelecimentos e suprir suas necessidades diárias sem precisar percorrer longas distâncias. Além de facilitar o cotidiano, essa organização poderia resolver problemas de deslocamento urbano e de aglomeração no transporte público. 

As estruturas também deverão conseguir atender ao aumento da população. Com isso, a arquitetura urbana que já conhecemos — um modelo desenfreado, com aglomerações e que ocupa grandes extensões de território — seria substituído por estruturas verticais e adaptadas ao contexto e ao clima da região. Importante ressaltar que essa verticalização será alinhada com um planejamento para que não afete negativamente o convívio urbano. 

 

Alternativas sustentáveis

Diante das mudanças climáticas e de outros problemas gerados pela exploração exacerbada do meio ambiente, alternativas sustentáveis e que conversem com o bioma são necessárias. A vegetação nas cidades do futuro terá papel fundamental, com grandes áreas verdes, arborizadas. Um exemplo é o aumento do número de edifícios verdes, ou sustentáveis. Nesses projetos, a estrutura já é pensada para sustentar a vegetação e oferece benefícios para os moradores, como proteção térmica e acústica. 

Um exemplo é o edifício Villa M, projetado pelo escritório franco-brasileiro Triptyque, em Paris. A construção fica no bairro de Montparnasse e sua fachada traz uma atmosfera refrescante em contraste ao ambiente urbano. Esse jardim vertical é atualmente um centro multifuncional focado em saúde e conta também com restaurante, hotel, salas para convenções, etc. 

Villa M / Triptyque Fonte: archdaily

No Brasil, cerca de 316 prédios verdes. O que significa que o movimento ainda é recente se comparado a outros países, mas já demonstra um interesse do setor e atrai investidores. 

Os prédios verdes levam esse nome porque são projetados levando em conta questões de sustentabilidade e ESG. Além de promover um ambiente arborizado, a estruturada deve oferecer conforto térmico, eficiência energética e outros elementos relacionados ao bem-estar dos moradores. 

 

Mobilidade

Assim como já comentamos, a cidade do futuro será planejada para que você consiga se deslocar de maneira simples e prática. Além de criar um ambiente com os principais pontos de relacionamento próximos entre si (escola, trabalho, supermercado, etc.), a cidade do futuro trará mudanças quanto aos meios de transporte. 

Caminhar ou andar de bicicleta serão as principais maneiras de deslocamento. As cidades serão planejadas com ciclovias, esteiras rolantes e outros meios para facilitar a movimentação dessas pessoas. 

Além disso, o carro elétrico é uma das soluções que fazem parte da cidade do futuro. Esses veículos já são comercializados atualmente, demonstrando uma boa performance l. O que chama a atenção de muitos consumidores é que, além de diminuir a emissão de gases poluentes, obtém-se uma economia por ele ser movido a energia elétrica 

Apesar de o preço da energia sofrer com as variações do mercado — assim como os combustíveis —, ela pode ser gerada de maneira diferente, sustentável e mais barata. É essa necessidade de alternativas de fornecimento de energia que possibilita tecnologias mais inovadoras e eficientes, como a energia solar fotovoltaica. 

 

Soluções tecnológicas e Big Data

Processos automatizados e que simplificam a vida dos moradores urbanos também é uma preocupação para as cidades do futuro. A fim de garantir maior eficiência, os projetos contam com tecnologias que aplicam suas soluções de armazenamento de dados em espaços físicos. 

O Big Data, nesse cenário, tem um papel fundamental e vem para incrementar a cidade com alternativas inovadoras. Como exemplo, temos o projeto de iluminação inteligente em Jacarta, na Indonésia. Com uma população de mais de 10 milhões de habitantes, a cidade queria reduzir os custos com energia, melhorar o monitoramento e deixar de depender de tecnologias tradicionais de iluminação. Para resolver esse problema, foi implementado um software de gerenciamento de iluminação que permite controle remoto e otimiza equipamentos essenciais para a circulação urbana. 


Imagine só viver em uma cidade do futuro? Em comparação ao que vivemos atualmente, é uma realidade bem diferente.  

Apesar disso, algumas tecnologias já estão à nossa disposição a fim de contribuir para um ambiente urbano sustentável e para simplificar a nossa vida. Este é o nosso propósito como Evolua: facilitar o acesso à energia limpa e mais barata. 

Conheça o nosso site e saiba como fazer parte do nosso time de Evoluídos! ? 

Você também pode se interessar por:

É possível usar a energia solar em dias nublados e chuvosos?
Qual a diferença entre ACL e ACR?

Siga nossas redes sociais

Copyright © Evolua Energia Participações S/A - CNPJ: 35.064.555/0001-81

Selecione sua localidade para acessar nossos serviços em seu estado.

Informações sobre outros estados