Dicas de segurança para sua casa nas viagens de fim de ano

O fim do ano é marcado por festas, reuniões com amigos e familiares e, claro, viagens. Nessa época, muita gente está com viagem marcada e vai passar alguns dias fora de casa, o que pode ser arriscado se alguns cuidados não forem tomados.

Ninguém quer voltar de viagem e se deparar com problemas, não é verdade? Por isso, confira 10 dicas de segurança para sua casa durante as viagens de fim de ano.

1. Feche o registro de água e o regulador de gás 

Antes de sair de casa é sempre bom fazer um checklist do que você não pode esquecer: pegar a carteira, o passaporte, a chave de casa e… fechar o regulador de gás e o registro de água.

Pode parecer desnecessário, principalmente se for viajar por pouco tempo, mas lembrar desses dois últimos itens pode salvar a sua casa e seus vizinhos de algum acidente

Como você vai estar fora e não haverá ninguém para perceber algum vazamento a tempo, o mais seguro é checar se o encanamento de água e o de gás, ou o botijão, estão em boas condições e fechá-los para evitar imprevistos.

2. Prepare a geladeira

Para quem vai viajar por mais tempo no fim do ano, a dica é esvaziar a geladeira, jogar fora restos de comida, limpar o aparelho e deixá-lo desligado enquanto estiver fora. Assim, além de economizar energia, você evita que os alimentos estraguem e exalem mau cheiro.

Se for voltar logo, deixe a geladeira ligada e mantenha nela somente os produtos que têm data de validade mais longa e que, por isso, não correm o risco de estragar. 

Ah, não se esqueça de dar uma olhadinha no freezer! Quando há muito gelo, a eficiência do refrigerador diminui – o que leva ao maior consumo de energia – e ainda reduz o espaço que poderia ser destinado ao armazenamento de alimentos.

>>> Saiba como cuidar dos seus eletrodomésticos nas férias

3. Desligue os aparelhos da tomada

Essa dica é muito importante. Com ela, você preserva a vida útil dos aparelhos eletrônicos,  economiza energia elétrica e evita que algum curto-circuito ocorra enquanto você estiver viajando. Deixar no modo stand by não é a solução. Prefira tirar tudo da tomada.

>>> Descubra quais aparelhos consomem mais energia

Inclua também o roteador wi-fi nessa lista. Desativando-o, você evita que usuários indesejados utilizem sua rede de internet. Se quiser ter mais certeza de que nada estará conectado à eletricidade, basta desligar a chave geral de energia.

4. Silencie a campainha ou o interfone

O simples ato de silenciar a campainha e o interfone pode ser uma medida a mais de segurança. Isso porque, algumas vezes, as pessoas tocam a campainha para saber se tem alguém em casa. Caso uma pessoa toque sem parar e ninguém apareça, supõe-se que o imóvel esteja vazio e mais vulnerável.

Inclusive, algumas campainhas e interfones já vêm com a função de silenciar. Então, é só ativá-la antes de viajar.

5. Faça uma cópia da chave

Outra dica de segurança é fazer uma cópia da chave e entregar para alguém de confiança. Além de ter uma chave reserva, você pode pedir para a pessoa checar se está tudo bem no seu imóvel enquanto não estiver em casa.

Essa “visita” de vez em quando é ainda mais importante caso você fique fora por muito tempo. Dessa forma, se você se esquecer de executar alguma das dicas anteriores, pelo menos alguém poderá ajudá-lo. 

6. Jogue o lixo fora

Imagine só: você chega cansado de uma longa viagem, tem de desfazer as malas e percebe que se esqueceu de jogar o lixo fora antes de viajar. O lugar certamente estará com um mau cheiro daqueles e pode ter atraído ratos, baratas e outros insetos.

Por isso, esvazie todas as lixeiras antes de sair e mantenha a casa limpa para evitar dor de cabeça depois.

7. Cheque as portas e janelas

Você já está quase colocando o pé na estrada. Então, não se esqueça de checar se as portas e as janelas estão bem trancadas. Quem mora em casa tem aí uma desvantagem e deve redobrar a atenção nesse quesito, pois o acesso costuma ser mais fácil em casas do que em apartamentos.

>>> Casa ou apartamento: qual é o melhor?

De qualquer forma, use cadeados para trancar as aberturas e, se quiser ainda mais modernidade na proteção, invista em uma fechadura digital. Em vez de chave, ela funciona com código e/ou biometria.

8. Plantas

Mães e pais de plantas, atenção: ao viajar, não deixem que suas plantinhas morram por falta de cuidado. Peçam para alguém ir até sua casa molhar as plantas ou deixem os vasos com quem possa cuidar por vocês

Para aqueles que amam viajar e também querem ter algumas plantinhas em casa, prefira as espécies que requerem menos atenção e que sejam fáceis de manter.

9. Esconda itens valiosos

Em casos de roubo, o comum é que toda a casa seja explorada em busca de objetos valiosos. Contudo, não custa tentar dificultar esse processo. Guarde joias, relógios e outros objetos de valor em locais de difícil acesso.

Se você tiver um cofre, melhor ainda. Mas, como nem sempre isso é possível, esconder em lugares inusitados pode ser uma saída para dificultar a vida dos invasores. Dependendo do destino da viagem, por segurança, alguns itens podem ser levados com você. 

10. Invista em ferramentas de segurança

Por fim – e de grande importância – adquira ferramentas que auxiliem na segurança do seu imóvel. Câmeras e alarmes são alguns exemplos para deixar a propriedade mais segura e ainda possibilitam que você vigie, mesmo a distância, a sua residência.

Muitos modelos desses aparelhos, hoje em dia, podem ser conectados à internet e acessados pelo celular. O que facilita, já que, mesmo viajando, você pode tomar as medidas necessárias no momento que perceber alguma atividade suspeita.


Gostou das dicas? Com elas, você poderá ficar tranquilo, sabendo que seu lar está bem protegido, e aproveitar muito mais a viagem.

Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos e não deixe de nos seguir nas redes sociais!

Você também pode se interessar por:

Taxa Mínima de Luz: entenda porque você precisa pagar
O que fazer se eu mudar de endereço?

Siga nossas redes sociais

Copyright © Evolua Energia Participações S/A

Selecione sua localidade para acessar nossos serviços em seu estado.

Informações sobre outros estados