FAQ

1. O que é geração distribuída?
Constitui na produção de energia elétrica à partir de pequena usinas geradoras que utilizem fontes renováveis de energia e são conectadas diretamente na rede de distribuição da concessionária. Esta atividade está regulamentada pela normativa 482/2012 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), e permite que os pequenos consumidores possam gerar sua própria energia e o obter descontos em relação ao preço pago para as distribuidoras.
2. Como é o funcionamento da Evolua Energia?
A Evolua é uma empresa que produz energia por meio de placas fotovoltaicas instaladas em parques solares. Injetamos a energia na rede de distribuição da Cemig. Essa energia vira créditos, que são compensados na conta do cliente.
3. Quem pode aderir ao desconto Evolua?
Pessoa física e pessoa jurídica atendidas pela Distribuidora CEMIG podem aderir à Fazenda Solar. Tal adesão está sujeita à análise de perfil de consumo: • Contas com médias a partir de 200 kWh para pessoas físicas e 500 kWh para pessoas jurídicas. • Conta de energia com histórico de consumo de no mínimo 12 meses. • A titularidade da conta de energia deverá ser a mesma da pessoa contratante.
4. Como será minha relação com a distribuidora de energia?
Não muda em nada o seu relacionamento com a distribuidora de energia. Como o próprio nome diz, ela é responsável por coletar a energia elétrica que alguém ou uma empresa gerou (por exemplo, a Usina Hidrelétrica de Itaipu) e distribuir para seus consumidores. Em caso de falta de energia ou problema com a rede elétrica da localidade, o contato continua sendo com a Cemig, que é a distribuidora de energia.
5. Em caso de falta de luz e problemas na rede elétrica, quem devo contatar?
A distribuidora de energia continua sendo a responsável e será seu ponto de contato.
6. A contratação do serviço exige alguma obra ou modificação estrutural?
Não. Todo o processo é feito digitalmente pela internet, sem nenhuma necessidade de obras ou visitas ao seu imóvel. Basta seguir as instruções no nosso site e deixar o resto com a gente.
7. É necessário realizar algum pagamento no momento da contratação?
Não! No momento da contratação sua única preocupação é a de escolher o plano contratado e assinar o termo de adesão. O pagamento para a Evolua é iniciado apenas após o recebimento do crédito na conta de energia.
8. De quanto será seu desconto?
Poderá chegar a até 20%, dependendo do plano escolhido e da bonificação pela indicação de outros clientes. Na Evolua o desconto contratado é garantido em relação ao preço da tarifa de energia da Cemig.
9. Como será o pagamento para a distribuidora de energia e para a Evolua?
Você receberá normalmente a conta da distribuidora indicando a quantidade de energia consumida e a quantidade de energia injetada pela Evolua. Você pagará apenas se houver diferença entre as duas, o custo de disponibilidade e a taxa de iluminação pública. Já a Evolua enviará um demonstrativo detalhado com a quantidade de energia injetada, energia consumida, créditos de energia, períodos de faturamento e um boleto para pagamento.
10. Posso a sair a qualquer momento?
Sim! Os planos da Evolua não possuem prazo de contrato, multas e penalidades. É necessário apenas um aviso prévio de saída que deve ser cumprido e varia de acordo com o plano escolhido pelo cliente.
11. Por que tenho que participar de um consórcio?
É uma exigência regulatória da ANEEL (Portaria 482/2012). A energia produzida em nossa planta solar será compartilhada com vários clientes como você. A Evolua assume todo o risco do consórcio: inadimplência, vacância, custos de operação da planta, etc, e garante o seu desconto em relação à tarifa da Cemig.
12. Quais os benefícios de aderir aos planos de desconto Evolua Energia?
Além de gerar energia de fonte renovável e inesgotável, você terá um desconto garantido sobre sua fatura de energia, e sem qualquer risco.
13. Se eu fizer uma mudança de localização do meu estabelecimento, como devo proceder?
Faremos a mudança do seu endereço e transferência de eventuais crédito relativos ao endereço anterior. Precisamos que você nos avise previamente, com um prazo de 90 dias de antecedência.
14. Em quais regiões a Evolua Energia atua?
Inicialmente atenderemos todos os municípios mineiros situados na área de concessão da Cemig. Logo mais iniciaremos nossas atividades em outros estados. Caso tenha interesse em contratar nosso serviço e more em cidades não atendidas pela Cemig, indique seu interesse no link: https://evoluaenergia.com.br/outros-estados/
15. Como entrar em contato com a Evolua Energia?
Pelo nosso site, www.evoluaenergia.com.br, na aba “Fale conosco”. Você só precisa preencher os campos e depois clicar em “Enviar”. Se preferir, também estamos disponíveis pelo e-mail comercial@evoluaenergia.com.br ou pelo telefone 31 3290-6640.
16. No caso de instalações que se encaixam na Tarifa Branca, Rural ou Social, a Evolua Energia pode atendê-las?
Nesse caso, não. O fato dessas tarifas serem subsidiadas inviabiliza o nosso desconto, e por isso não aprovamos clientes que façam parte delas.
17. Qual o benefício para o meio ambiente?
A energia fotovoltaica não agride o meio ambiente. É uma fonte renovável e inesgotável. Tem zero emissão de carbono.
18. Aderir à Evolua é um processo legalizado?
Sim. Desde 17 de abril de 2012, quando entrou em vigor a Resolução Normativa nº 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o consumidor brasileiro pode gerar a própria energia elétrica a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada e inclusive fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade. Trata-se da micro e da minigeração distribuídas de energia elétrica, inovações que podem aliar economia financeira, consciência socioambiental e autossustentabilidade. Os estímulos à geração distribuída se justificam pelos potenciais benefícios que tal modalidade pode proporcionar ao sistema elétrico. Entre eles, estão o adiamento de investimentos em expansão dos sistemas de transmissão e distribuição, o baixo impacto ambiental, a redução no carregamento das redes, a minimização das perdas e a diversificação da matriz energética.
19. Existe algum valor a pagar no momento da contratação?
Não. Basta preencher os dados e assinar o termo de adesão enviado por e-mail. Você só começa a pagar após o recebimento da injeção em kWh em sua conta de energia.
20. Como será o pagamento para a distribuidora e para a Evolua Energia?
No plano residencial, você paga de forma unificada a conta da Cemig e a da Evolua. Você receberá dois demonstrativos, um referente ao gasto gerado pela distribuidora e outro com a energia consumida e injetada.
 
 
 

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