FAQ

1Quem é a Evolua?
Nós somos uma empresa que gera energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicos e compartilhamos com quem quer consumir uma energia limpa e sustentável. Nossas fazendas atualmente estão localizadas no estado de Minas Gerais, mas em breve queremos alcançar todo o Brasil.

Produzimos uma energia mais barata, o que permite dar desconto na sua conta de luz! 😉
2Quais as vantagens dos planos Evolua?
Juntos nós podemos gerar energia limpa e renovável, sem a emissão de gases efeito estufa na atmosfera e contribuir para o meio ambiente. 🌱

Além disso, você terá um desconto garantido na sua conta de energia, sem precisar fazer obras ou qualquer investimento. Seu bolso agradece! 💸

Quer saber mais? Clique aqui e entenda como funciona a energia solar fotovoltaica.
3Quem pode ter um plano na Evolua?
A Evolua pode dar desconto para as pessoas físicas e jurídicas que são atendidas pelas companhias elétricas locais. Também são levadas em conta as seguintes condições:
  • Contas com consumo médio a partir de 200 kWh para pessoas físicas e 500 kWh para pessoas jurídicas.;
  • Conta de energia com histórico de consumo de no mínimo 12 meses;
  • A titularidade da conta de energia deverá ser a mesma da pessoa contratante.
Após a aprovação de análise de perfil, você faz seu cadastro e se torna um Evoluído! 🌱
4Aderir à Evolua é um processo legalizado?
Sim!

Todo o processo é legalizado por meio da Resolução Normativa nº 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que entrou em vigor em 2012.

Conheça o Marco Legal da Geração Distribuída.
5Como esse desconto na energia é possível?
A produção de energia solar é mais barata do que aquela que chega pra você atualmente.

Quando você se cadastra na Evolua, nós comunicamos a companhia elétrica da sua região que você usa energia solar e colocamos na rede de distribuição o quanto você consumiu. Essa compensação gera créditos que são convertidos em desconto.

Como você consumiu uma energia mais barata, vai pagar menos na sua conta também. 💸
6Como entrar em contato com a Evolua?
Ligue ou mande uma mensagem no WhatsApp, pelo número (31) 3084-3200.

Ou, entre em contato pela aba “Fale conosco”, no site www.evoluaenergia.com.br. Basta preencher os campos e clicar em enviar.

E, se preferir, mande um e-mail para comercial@evoluaenergia.com.br.
7Quem é a Eva?
Eva é a assistente virtual da Evolua. 😊

Quando você entra em contato com a gente pelo WhatsApp (31) 3084-3200 ou pelo Chat no Portal do Cliente, ela é quem fornece o seu primeiro atendimento de maneira rápida e prática.

A Eva está disponível todos os dias da semana e 24 horas por dia.
8O que é energia solar fotovoltaica?
É a energia gerada por meio de placas solares. Elas captam a luz do sol e transformam em uma energia elétrica limpa e mais barata.

Clique aqui e saiba como energia solar funciona. ☀️
9O que é geração distribuída?
Nós produzimos energia nas fazendas solares Evolua e colocamos na rede elétrica da sua região. A energia solar é limpa e mais barata, o que gera desconto na sua conta de luz!

Esse processo é reconhecido pela ANEEL e totalmente transparente. Para saber mais sobre ele, assista esse vídeo .
10O que é crédito na conta de energia?
Quando você se cadastra com a Evolua, nós produzimos energia de acordo com o seu consumo. Então, colocamos essa energia na rede elétrica para compensar o quanto você usou e informamos a companhia de energia da sua região.

Essa energia mais barata gera créditos. São eles que retornam para você na forma de desconto! 💸
11O que é injeção de energia?
Esse é o nome técnico dado ao momento que pegamos a energia solar produzida e inserimos na rede de distribuição da sua região. A companhia elétrica recebe a energia injetada e pode partilhar entre os seus consumidores.

Assim você não precisa de fazer nenhuma obra ou investimento, mas continua recebendo energia limpa! 🌱
12O que é a ANEEL?
É a Agência Nacional de Energia Elétrica, responsável por regular o setor elétrico brasileiro e vinculada ao Ministério de Minas e Energia.
13 Preciso realizar alguma obra ou investimento?
Não!

Você não vai precisar investir em nenhum equipamento ou fazer instalações na sua casa ou empresa. Nós colocamos a energia solar na rede elétrica e ela vai chegar da mesma maneira que sempre foi.
14 Como a energia chegará até minha casa ou comércio?
Nós, da Evolua, geramos a energia limpa e colocamos na rede elétrica. Quando você se cadastra, nós informamos a companhia de energia da sua região que você tem uma parceria com a gente e isso gera créditos na sua conta de luz.

Esse processo é chamado de compensação de energia e faz parte do sistema de geração distribuída.

Clique aqui e entenda como funciona.
15Como será minha relação com a companhia elétrica?
Não muda em nada o seu relacionamento com a companhia elétrica.

Ela é quem coleta a energia elétrica gerada e distribui para seus consumidores. Por isso, caso falte energia ou tenha algum problema com a rede elétrica, ela será a responsável por resolver.

A única mudança ocorre na sua conta de energia, que você passa a receber digitalmente pela Evolua.
16Em caso de falta de luz e problemas na rede elétrica, quem devo procurar?
A companhia de energia que deve ser informada de qualquer problema. Ela ainda é a responsável pela manutenção da rede elétrica da sua região.
17Qual o benefício para o meio ambiente?
A energia solar fotovoltaica é limpa e de uma fonte renovável, o sol. Ou seja, a sua geração não emite gases efeito estufa para a atmosfera.

Dessa forma, contribuímos para um desenvolvimento sustentável, alinhado com os objetivos da ONU, e garantimos um futuro mais consciente.

Viemos evoluir a forma que você consome energia! 🌱
18Como acessar a minha conta de energia?
Todos os meses enviamos no seu e-mail cadastrado o boleto referente ao seu uso de energia — já incluso o seu desconto! 💸

Se preferir, você também pode tirar a 2ª via pelo Portal do Cliente ou com a nossa assistente virtual Eva, pelo WhatsApp (31) 3084-3200.
19Como acessar o meu contrato e outros documentos?
Ao fazer seu cadastro na Evolua, você receberá em seu e-mail o contrato para assinar. Mas, também é possível acessar pelo Portal do Cliente toda a sua documentação.

Clique aqui e saiba como usar o portal. 😉
20Como solicito a 2ª via do boleto da conta de luz?
Você pode acessar o Portal do Cliente, usando seu login e senha.

Ou pedir pelo WhatsApp, pelo número (31) 3084-3200. A Eva, nossa assistente virtual, ficará feliz em atendê-lo! 😉
21 Como acesso o Portal do Cliente?
Assim que você se cadastra na Evolua, vai receber um e-mail e uma mensagem com o seu login e senha. Então, é só seguir o passo a passo:
  • Vá ao Portal do Cliente;
  • Insira os dados;
  • Se for a primeira vez, ele vai pedir que você altere a senha;
  • Prontinho! Você já tem acesso as várias funcionalidades do portal.
22O que muda na minha conta de energia?
Depois de começar a receber energia Evolua, quem se cadastrou no plano residencial irá pagar somente o nosso demonstrativo. A sua conta vem de forma unificada, digital e todas a informações que você precisa estarão nesse demonstrativo — assim como o seu desconto!

Os planos para empresas ainda são feitos de forma não-unificada. Ou seja, elas devem pagar o boleto da companhia elétrica e o da Evolua. Lembrando que essa é somente uma outra forma de pagamento e não afeta de maneira nenhuma o seu desconto!

Clique aqui e entenda sua conta de luz. 📄
23 O que é demonstrativo?
Demonstrativo é o nome dado a sua conta de energia. Nele ficam as informações referentes ao seu consumo, tarifas, valor a ser pago, data de vencimento, etc.

Ao se tornar um Evoluído, você não receberá mais o demonstrativo da companhia elétrica da sua região, somente o da Evolua. Nele, vão estar todas essas informações e também o quanto você já economizou com a gente!

Saiba como ler o demonstrativo Evolua. ☀️
24De quanto será o desconto?
Os nossos descontos depende de qual companhia elétrica atende a sua região. Quem é atendido pela Cemig, de Minas Gerais, pode aumentar seu desconto na conta de energia para até 20%, indicando amigos e familiares.

Confira nossos planos e saiba como receber esse benefício!

Quero economizar na minha casa. 🏠

Quero economizar na minha empresa. 🏢
25 Preciso pagar alguma assinatura ou taxa de adesão?
Claro que não, simplificamos para você!

Basta se cadastrar no nosso site, escolher o plano e faremos a análise da sua conta de luz. Você só faz o pagamento da energia que consumiu, já com o desconto.
26Como aumentar meu desconto?
Quem é atendido pela Cemig, em Minas Gerais, pode aumentar o seu desconto indicando amigos e familiares.

A cada 5 assinantes indicados, você ganha 1% a mais de desconto — que pode chegar até 20%! 💸
27 Se eu tiver mais de uma instalação no meu nome, posso ter desconto Evolua em todas elas?
É possível cadastrar mais de uma conta de energia na Evolua, desde que todas tenham o mesmo titular e CPF.

Clique aqui e faça a simulação!
28E se eu mudar de endereço?
Vamos continuar juntos!

É só nos procurar pelos nossos canais de atendimento e informar a mudança com no mínimo 90 dias de antecedência.

Se o novo local também fizer parte da área atendida pela Evolua, o contrato será alterado e você vai passar a receber energia limpa no novo endereço. 🏠
29 Posso me cadastrar na Evolua morando de aluguel?
Sim! Tudo depende da titularidade da conta de energia. 💡

Se estiver no seu nome, tudo certo. Só continuar seu cadastro normalmente e se lembrar de comunicar ao dono antes de se mudar do imóvel.

Se a conta estiver no nome do dono, você pode comunicar seu interesse para que ele seja o titular no cadastro ou pedir que a companhia elétrica altere o nome na conta.
30Se eu alugar meu imóvel, a residência ou estabelecimento poderá continuar recebendo energia Evolua?
Para se cadastrar na Evolua é importante que o titular da conta de energia seja o mesmo que vai estar no contrato.

Então, caso você vá alugar algum imóvel para outra pessoa, será preciso incluir o nome do locatário no contrato por meio do aditivo de titularidade e, claro, a pessoa deverá estar ciente desse acordo.
 
 
 

COM VOCÊ,
DE SOL A SOL.

Fale
Conosco

Temos um time preparado para atendimentos, use o nosso conhecimento a favor da redução da sua conta elétrica, entre em contato: