Energia solar é renovável?

Nos últimos anos, a energia solar tem ganhado espaço na vida dos brasileiros que buscam economia na conta de energia. Mesmo sendo um assunto popular, existe ainda muita curiosidade e dúvidas a respeito do tema. 

Para esclarecer algumas delas, é só continuar a leitura! 

Energias não renováveis

Antes, vamos relembrar o que são as energias não renováveis. Nelas, tanto a implementação das usinas quanto a geração de energia são maléficas ao meio ambiente e às pessoas que vivem na região.  

Como exemplo, temos:  

  • Energia biomassa: gerada pela queima de materiais orgânicos, como a cana-de-açúcar. Os gases não são poluentes, mas eles podem causar problemas no sistema respiratório, afetando a população que vive na região. 
  • Energia fóssil: gerada por combustíveis fósseis, como o carvão, emite gases nocivos à atmosfera. 
  • Energia nuclear: utiliza materiais radioativos em sua geração e possuem diversos riscos no processo.

O que são energias renováveis?

Quando dizemos que uma energia é renovável, significa que os recursos utilizados para sua produção são contínuos. Por exemplo, a energia proveniente de usinas eólicas, hidrelétricas e solar é renovável, pois todas elas usam recursos duráveis: a corrente de água, o vento e o sol. 

Como tais recursos são renováveis, a produção de energia não é tão prejudicial ao planeta. Mas, claro, não podemos desconsiderar os impactos ambientais.  

As hidrelétricas prejudicam a região em que serão construídas. Devido ao alagamento de parte do local, há a necessidade de mover as comunidades ribeirinhas que vivem ali. Além disso, o ecossistema do local é afetado e os resíduos que ficam no fundo da represa interferem na qualidade da água. 

A energia eólica tem impacto na paisagem e emite um alto ruído. A fauna é afetada, pois animais como pássaros e morcegos se chocam contra as turbinas, e a população que vive no entorno se sente incomodada com a estrutura dos aerogeradores, tanto pelo barulho quanto pela interferência na paisagem. 

A energia solar é uma das mais vantajosas. A construção e a manutenção das usinas de energia solar fotovoltaica são as que produzem menor impacto ambiental.  

Os gastos para a produção das placas solares são supridos em sua vida útil, cerca de 25 anos, e parte das placas é composta de materiais que podem ser reciclados, como vidro e alumínio. Além disso, a usina de energia solar pode ser instalada em espaços menores, o que dispensa a necessidade de desmatamento e não causa grandes mudanças no cotidiano de quem mora na região. 

Como funciona a energia solar

A energia solar fotovoltaica é uma energia renovável com baixo impacto ambiental. Mas, afinal, como ela funciona? 

Assim como o nome sugere, as placas solares captam a luz do sol para a geração de energia, seja a radiação que incide sobre elas, seja a radiação do ambiente ao redor. Com isso, mesmo em dias nublados e chuvosos, as placas continuam funcionando. A diferença ocorre somente na capacidade de geração de energia, que é ampliada em dias ensolarados.

As placas solares fotovoltaicas são feitas de material semicondutor, como o silício. Ao chegar luz na célula fotovoltaica, os elétrons são postos em movimento e geram a eletricidade. Para mais detalhes sobre esse processo, acesse este outro texto. 

Economia e sustentabilidade

Como já comentamos, a energia solar fotovoltaica é sustentável e contribui para deixar o planeta mais limpo. Mas muita gente acaba desistindo de usá-la por conta do alto investimento para a instalação e a manutenção desses materiais.  

As placas fotovoltaicas são uma tecnologia recente – comparada a outras usinas populares de geração de energia no Brasil –, o que torna o acesso ainda limitado mesmo nosso país tendo um grande potencial para a energia solar 

Pensando em democratizar a energia limpa e simplificar esse processo, surgimos com uma solução: a geração distribuída de energia. Com ela, conseguimos gerar a energia em nossos parques solares e inserir na rede elétrica. 

Quem cadastra sua conta de energia com a gente recebe os créditos referentes a essa energia e paga menos na conta de luz sem precisar realizar nenhuma obra ou investimento. Basta se tornar um Evoluído!


Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e não deixe de nos seguir: @evoluaenergia?  

Você também pode se interessar por:

Como migrar para o Mercado Livre de Energia?
Por que consumir uma energia limpa?

Siga nossas redes sociais

Copyright © Evolua Energia Participações S/A

Selecione sua localidade para acessar nossos serviços em seu estado.

Informações sobre outros estados