É possível ter energia solar em apartamento?

Morar em grandes cidades faz com que muitas pessoas vivam em apartamentos. Além de mais práticos e seguros, eles são mais comuns na região central dessas localidades e tornam-se a escolha óbvia para quem quer viver em áreas mais movimentadas. 

Entretanto, para quem quer consumir uma energia limpa e pagar menos na conta de luz, pode ficar uma dúvida: é possível ter energia solar em apartamento? Continue a leitura para descobrir. 

Posso ter energia solar no meu apartamento?

Sim, é possível ter energia solar em apartamento. Existem duas maneiras para isso e vamos explicar cada uma delas. 

1ª. Instalação de placas

A primeira maneira de ter energia solar é por meio da instalação das placas no prédio. Para isso, alguns pontos devem ser levados em consideração, como a disponibilidade de espaço para colocar o equipamento. 

A posição das placas deve ficar em local privilegiado para receber a radiação solar, ou seja, o melhor local é no topo ou na lateral do prédio. Dessa forma, é preciso checar com o síndico sobre essa possibilidade e, caso positivo, a proposta deve ser aprovada, em assembleia, por maioria simples dos condôminos. 

Além disso, existe o custo do investimento. O valor da obra e do equipamento pode ser alto e o retorno financeiro pode demorar alguns anos para aparecer. Por isso, ao considerar essa possibilidade, lembre-se de que, em curto ou médio prazo, não será visível o retorno do dinheiro investido.

>>> Energia térmica e fotovoltaica: qual a diferença entre elas? 

2ª. Geração distribuída

O nome é complicado, mas na prática é bem simples: a geração distribuída permite que a energia solar produzida em fazendas de placas fotovoltaicas seja inserida na rede de energia. Como essa energia tem um custo menor de produção, ela gera créditos que se tornam desconto na conta de luz.

Neste caso, você não precisa fazer nenhuma obra ou investimento para consumir energia limpa. A economia aparece na sua conta nos primeiros meses, ou seja, em menos de um ano você já tem retorno sem precisar desembolsar nada por isso. Tornando-se um Evoluído, você continua recebendo a energia da mesma forma. Só que, além de economizar na conta, você contribui para a preservação do meio ambiente.

Quais as vantagens da energia solar

Muita gente já viu os benefícios da energia solar e começou a fazer parte dessa evolução na forma de consumir energia. Mas, para quem ainda está na dúvida, nós trouxemos algumas vantagens que esse modelo de geração de energia pode trazer. 

  • É uma fonte inesgotável 

Diferentemente de outros recursos naturais, a radiação solar é inesgotável. Mesmo em épocas com menor incidência solar, o Brasil tem uma posição privilegiada e ideal para a geração desse tipo de energia. 

  • Uma energia limpa e sustentável 

A energia solar apresenta baixo impacto ambiental na sua geração. As placas fotovoltaicas têm alta durabilidade e seu material pode ser praticamente todo reciclado no fim da vida útil. Isso torna a energia solar um fator que contribui para o desenvolvimento sustentável na sociedade. 

  • Traz economia 

Quem não gosta de economizar, não é? Com a energia fotovoltaica você gasta menos com sua conta de luz e pode usar esse dinheiro para investir em outras áreas da sua vida.


Agora que você já conhece os benefícios, chegou o momento de evoluir e mudar a maneira de consumir energia! ? 

Simples, prático e 100% digital. Clique aqui e faça o seu cadastro! 

Você também pode se interessar por:

Quem pode ter energia solar?
Quero contratar a Evolua. Preciso pagar uma taxa?

Siga nossas redes sociais

Copyright © Evolua Energia Participações S/A

Selecione sua localidade para acessar nossos serviços em seu estado.

Informações sobre outros estados