Energia solar será principal fonte elétrica no mundo

Estudos apontam que depois de 2035 a energia solar será a principal fonte de geração elétrica utilizada no mundo. Com o avanço das tecnologias, a popularização da energia solar e a consciência ambiental cada vez mais presente na sociedade, essa é uma tendência que certamente vai se confirmar com o passar dos anos.

Estudo da Statkraft mostra que em 2050 a energia sustentável deve chegar aos 80%. Desse percentual 66% serão de energia eólica e solar. A maior capacidade, além da vantagem da economia mensal na conta de luz, contribui para esse número.

Com o crescimento anual da energia solar colocada em residências e empresas, essas estimativas mostram que vai se tornar uma realidade e o futuro será mais sustentável, já que precisa ser e o meio ambiente pede todos os anos essa mudança.

Brasil está em vantagem com relação aos outros países

O Ministério de Minas e Energia aponta que quase metade da energia produzida no Brasil vem de fontes renováveis, o que é uma ótima notícia. Com o destaque da energia solar nos últimos anos, a energia solar já representa 2% da matriz elétrica de todo o país, podendo chegar a 2,9% até o final do ano devido ao crescimento. Os números são muito favoráveis e positivos, como mostram os dados do Ministério. Só em 2020 a capacidade de energia solar fotovoltaica cresceu 66%. Além disso, nos últimos três anos o país teve 200% de crescimento da energia solar centralizada, além de 2.000% de crescimento da solar distribuída.

O governo tem incentivado o aumento desse tipo de energia com a eliminação de impostos de importação para equipamentos desse ramo, o que auxilia no aumento da competitividade dessa fonte de energia no país.

E entre os países que fazem parte do Brics (Brasil, Rússia, África do Sul, Índia e China) o Brasil lidera. Em 2019 o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que a matriz energética brasileira conta com 45% de fontes renováveis e 54% de fontes fósseis, superando todos os demais países do Brics.

Preço e custo x benefício ainda deixa as pessoas confusas

Você pode ser uma dessas pessoas, que acha a ideia muito interessante, mas tem muitas dúvidas. Especialmente sobre a questão financeira e se vale a pena no médio e longo prazo. Sem contar que estará utilizando uma energia limpa e sustentável, você pode economizar todos os meses na sua conta de energia. O que compensa você optar por essa fonte de energia para seu empreendimento ou residência. 

O diferencial da geração de energia da Evolua é que não é necessário ter nenhum tipo de instalação, o que torna uma opção ainda mais atrativa. A certeza que você pode ter é que trata-se de um retorno financeiro garantido e com a certeza de economia por longos anos na sua moradia ou na sua empresa

Outro ponto importante de lembrar é que a capacidade fotovoltaica solar será maior do que qualquer outra tecnologia renovável até o próximo ano. Estimativas apontam também que até 2025 o custo médio da eletricidade por sistema fotovoltaico será até 59% menor. O que vai auxiliar para que cada vez mais pessoas sejam adeptas do uso dessa fonte de energia.

A queda do valor da instalação com o passar do tempo aliada com o aumento da conta de energia elétrica e a preocupação cada vez maior com o meio ambiente e o futuro do mundo em que vivemos colabora para que esse cenário seja cada vez mais favorável. Funcionando há mais de 100 anos e cada vez mais popular, a energia fotovoltaica caminha a passos largos para se tornar uma referência em geração de energia. Seu bolso e o meio ambiente agradecem.


Para entender ainda mais como pode ter em sua residência ou empresa, acesse o site e saiba como se cadastrar na Evolua.

Continue acompanhando nossos textos aqui no blog e nos siga nas redes sociais para sempre ficar sabendo das novidades!

Você também pode se interessar por:

Como migrar para o Mercado Livre de Energia?
Por que consumir uma energia limpa?

Siga nossas redes sociais

Copyright © Evolua Energia Participações S/A

Selecione sua localidade para acessar nossos serviços em seu estado.

Informações sobre outros estados