O que é o Mercado Livre de Energia?

O Mercado Livre de Energia é um ambiente competitivo de negociação de energia elétrica no qual os participantes podem negociar livremente, por meio de um contrato de compra de energia, as condições comerciais com o fornecedor da sua escolha.

Ao optar pelo Mercado Livre de Energia, você vai consumir uma energia mais limpa, proveniente de fontes renováveis, além de economizar na sua conta de energia. Migre para o Mercado Livre de Energia com a Evolua. Clique aqui e garanta essa economia para a sua empresa.

Entenda como funciona o Mercado Livre de Energia

O Ambiente de Contratação Livre (ACL) permite que os consumidores escolham suas fontes energéticas e negociem as condições contratuais livremente com seus fornecedores.

Isso é possível por meio da contratação de um comercializador de energia, como a Evolua. A empresa associada à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) – associação civil responsável por viabilizar e fiscalizar a comercialização de energia elétrica no mercado de energia brasileiro – cuida da parte burocrática e representa os consumidores que participam do Mercado Livre de Energia.

Contudo, é importante reforçar que os consumidores que optam por adquirir a energia no ACL continuam sendo atendidos pela infraestrutura de rede da distribuidora local.

Qual é a diferença entre ACR e ACL?

O mercado de energia no Brasil é dividido em dois ambientes: Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e Ambiente de Contratação Livre (ACL).

Os consumidores chamados de “cativos” operam no ACR e compram energia das concessionárias de distribuição às quais estão ligados, como Cemig, Enel, Copel, etc. A fatura de energia desse modelo inclui o serviço de distribuição, ou seja, o serviço que a distribuidora da sua cidade presta ao levar energia para a sua empresa ou para a sua casa, por meio dos postes, bem como a taxa de iluminação pública e a geração de energia, que é a energia que de fato você consome.

No ACR, os valores das tarifas são regulados pelo governo.

Já no ACL ou Mercado Livre de Energia, os consumidores têm a liberdade de escolher um comercializador ou gerador de energia, como a Evolua, e negociar as condições contratuais diretamente com a empresa. O ACL contribui para a competitividade do setor elétrico e incentiva a diversificação da matriz elétrica, já que os consumidores têm flexibilidade para escolher suas fontes de energia, incluindo opções renováveis, como solar, eólica e outras.

Qual a diferença entre energia convencional e incentivada?

No Mercado Livre, você pode optar pelo tipo de energia a ser contratada: convencional ou incentivada.

A convencional é a energia mais comum e é proveniente de usinas térmicas a gás ou de grandes hidrelétricas. Esse tipo de energia não concede desconto na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD).

Já a energia incentivada é proveniente de fontes renováveis, como: pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), biomassa, energia solar, energia eólica, entre outras. É chamada de incentivada porque o governo concede subsídios nas tarifas atrelados a essas fontes, estimulando a expansão dos geradores de energia. Com isso, o comprador obtém desconto de até 100% na TUSD e na demanda contratada.

Quais são as vantagens do Mercado Livre de Energia?

Existem diversos benefícios. Um deles é que o consumidor passa a ter a possibilidade de escolher a fonte de energia e negociar livremente as condições contratuais, optando por um mercado com preços mais competitivos. Com a Evolua, o consumidor que migra para o Mercado Livre de Energia pode reduzir sua conta em até 35%.

Além disso, fazendo parte do Mercado Livre de Energia, você contribui para a redução de emissão de gases de efeito estufa, visto que as fontes renováveis causam zero impacto ambiental.

Outra vantagem é que a tarifa de energia passa a ser única, não existindo mais a diferenciação entre o horário de ponta (período de 3 horas do dia em que o consumo de energia elétrica é mais alto; geralmente no início da noite, quando a demanda por eletricidade atinge seu pico devido ao uso intensivo e o custo da tarifa é triplicado) e o horário fora ponta. Com essa tarifação única, os consumidores também não estão sujeitos às bandeiras tarifárias do mercado tradicional, fazendo com que a economia nesses períodos de acionamento de bandeira seja ainda maior.

Quem pode aderir ao Mercado Livre de Energia?

Todos os consumidores enquadrados no Grupo A (média/alta tensão) e que têm um gasto médio mensal superior a 5 mil reais estão aptos a migrar para o Mercado Livre de Energia.

O grupo de média e alta tensão é dividido nos seguintes subgrupos:

Grupo A (média/alta tensão)
A1Tensão de conexão maior ou igual a 230 kV
A2Tensão de conexão maior ou igual a 88 kV e menor ou igual a 138 kV
A3Tensão de conexão igual a 69 kV
A3aTensão de conexão maior ou igual a 30 kV e menor ou igual a 44 kV
A4Tensão de conexão maior ou igual a 2,3 kV e menor ou igual a 25 kV
ASTensão de conexão menor que 2,3 kV, a partir do sistema subterrâneo de distribuição

Como faço a migração para o Mercado Livre de Energia?

O primeiro passo para migrar para o Mercado Livre de Energia é contratar uma comercializadora varejista para representá-lo na CCEE. E você pode contar com a Evolua para isso!

Combinamos o nosso modelo de inovação com a vasta experiência da Trinity Energia para proporcionar soluções eficientes e personalizadas aos nossos clientes do Mercado Livre de Energia.

Clique aqui e saiba mais sobre a parceria Evolua e Trinity

Temos uma equipe especializada que oferece toda a expertise técnica e comercial necessária para garantir a segurança da sua migração.

Clique aqui, faça a simulação e confira o quanto a sua empresa pode economizar no Mercado Livre de Energia com a Evolua.

Você também pode se interessar por:

É possível usar a energia solar em dias nublados e chuvosos?
Qual a diferença entre ACL e ACR?

Siga nossas redes sociais

Copyright © Evolua Energia Participações S/A

Selecione sua localidade para acessar nossos serviços em seu estado.

Informações sobre outros estados