Planejamento financeiro pessoal

Se você quer mudar a sua vida financeira, uma boa alternativa é a realização de um planejamento financeiro pessoal. Ele é muito importante principalmente para que você consiga se organizar e alcançar suas metas financeiras, possibilitando também que você tenha um equilíbrio e controle maior da sua vida financeira, monitorando o dinheiro que entra e sai do seu orçamento.

Se você não sabe por onde começar a organizar a sua vida financeira, continue a leitura que vamos te dar algumas dicas simples para você começar a se planejar a partir de hoje.

Planejamento financeiro pessoal

O planejamento nada mais é do que a organização das suas finanças para que você consiga alcançar seus objetivos e não seja pego de surpresa com uma necessidade. Com ele você consegue controlar tudo o que ganha e o que gasta para cuidar da sua saúde financeira.

Para alcançar seus objetivos financeiros é necessário, além do planejamento, ter disciplina para seguir, porque não é uma tarefa que se deve realizar em poucos dias. Seja, por exemplo, a compra de uma casa, um carro, uma moto ou um celular novo, para que você consiga realizar é importante se planejar para que você não se endivide e torne suas finanças pessoais uma bola de neve.

Dicas para o seu planejamento financeiro pessoal

Se você quer começar a se organizar financeiramente, preparamos algumas dicas simples, mas que fazem grande diferença e você pode começar a fazer hoje mesmo. Confira:

1. Crie metas

Se você quer realizar um sonho, o planejamento vai te ajudar nessa tarefa. Defina o que você quer alcançar com ele, seja quitar dívidas, fazer uma viagem, investir ou comprar algo. É muito importante ter uma meta definida para que você possa se organizar melhor.

2. Tenha uma planilha

Conte com ajuda de ferramentas para se organizar, e o Excel é uma ótima alternativa. Insira todos os seus ganhos, gastos e despesas em uma planilha, não deixe de anotar nada. Ela ajudará você a visualizar melhor e de forma mais clara todo o dinheiro que você ganha e o que você gasta. 

3. Categorize seus gastos

Tenha claro quais são seus gastos fixos (os que todo mês você precisa pagar, como aluguel, água, luz e internet) e variáveis (restaurantes, roupas novas e emergências). Com isso você vai conseguir identificar quanto por mês você precisa destinar aos seus gastos. Você também pode separar isso na planilha.

4. Compare os preços

Antes de efetuar qualquer compra, pense se realmente você precisa disso neste momento ou se é algo que você pode comprar depois ou nem precisa. Faça uma breve pesquisa antes de comprar qualquer coisa, seja no supermercado, na farmácia ou em uma loja de eletrodomésticos, busque os menores preços para economizar sempre que possível.

5. Estabeleça o seu orçamento

Crie um valor que você está disposto a gastar por mês e quanto quer guardar. Organizar todos seus ganhos e gastos na planilha vai te auxiliar nesta tarefa.

6. Tenha uma reserva

É sempre importante ter uma “grana” reserva para possíveis emergências, para que não precise retirar de outro lugar ou até mesmo fazer dívidas.

7. Quite suas dívidas

Com o controle de todos os ganhos e gastos você vai conseguir se organizar melhor e, inclusive, quitar suas dívidas ativas. Para que você consiga poupar dinheiro e ter uma vida financeira saudável, é importante que você primeiro organize as suas pendências e evite ao máximo mais endividamento.

8. Outras formas de economizar

As despesas fixas, como água e luz, sempre pesam no orçamento. Com a crise hídrica que o país vem enfrentando, essas despesas estão sofrendo reajustes que pesam mensalmente no bolso. Busque outras alternativas que possam te ajudar a economizar, como por exemplo, a utilização de uma energia limpa, como a solar, que pode te ajudar a economizar até 20% na tarifa de energia elétrica. Toda economia faz diferença.

Educação financeira

A educação financeira tem o objetivo de auxiliar as pessoas na administração do seu dinheiro, seja na poupança, nos gastos ou nos investimentos. 

Ela te ajuda a entender de onde vem o seu dinheiro, com o que ele é gasto e como você pode utilizá-lo de maneira mais assertiva para ter um futuro tranquilo. Mais do que ter dinheiro no banco, ela faz com que valorize mais o que você tem e possibilita que você consiga ter uma vida financeira bem educada e uma vida mais equilibrada.

Então, se você tem muitas dúvidas e dificuldade quando o assunto é finanças e dinheiro, não se esqueça de buscar conhecimento através da educação financeira.

Benefícios do planejamento financeiro

Ter o controle da sua vida financeira pode te proporcionar diversos benefícios, entre eles:

  • Maior controle sobre seu dinheiro e seus gastos;
  • Evita dívidas;
  • Ajuda a melhorar os hábitos de consumo;
  • Corte de gastos desnecessários;
  • Mais assertividade na tomada de decisões;
  • Vida financeira mais tranquila e equilibrada.

Se você está começando a organizar sua vida financeira, a dica é não desistir. Mantenha o foco no seu objetivo e não deixe de anotar na sua planilha nenhum gasto ou ganho, por menor que seja o valor. Acompanhar e atualizar essas informações é muito importante.


Gostou das dicas? Compartilhe! Este conteúdo pode ajudar mais pessoas que você conhece a se planejarem melhor financeiramente.

Você também pode se interessar por:

É possível usar a energia solar em dias nublados e chuvosos?
Qual a diferença entre ACL e ACR?

Siga nossas redes sociais

Copyright © Evolua Energia Participações S/A

Selecione sua localidade para acessar nossos serviços em seu estado.

Informações sobre outros estados