Certamente você já parou para pensar quais são os possíveis impactos do consumo desenfreado de energia e como isso prejudica o meio ambiente. Fontes de energia não renováveis, que são as mais utilizadas, realmente contam com muitas consequências.
Nesse texto vamos te falar de algumas delas, até para você entender que vale a pena optar por fontes de energias renováveis, como a energia solar fotovoltaica.
Os impactos ambientais e até mesmo sociais
A fonte de energia mais utilizada no Brasil atualmente é a hidrelétrica, que ocupa quase 60% da matriz de geração de energia. Apesar de não ser a pior opção, já que ajuda a reduzir questões como a poluição atmosférica e a chuva ácida, tem os seus impactos no meio ambiente que merecem atenção.
Utilizando a água como recurso, é necessário fazer grandes mudanças para que seja possível construir uma hidrelétrica no local escolhido. A deterioração da qualidade da água, perda da biodiversidade e barreiras de corredores de migração são alguns exemplos que ocorrem durante o processo. Para que seja possível construir alguns desmatamentos são provocados, o que é muito nocivo para os animais e também para a espécie humana.
Para se ter uma ideia, árvores são derrubadas e submersas e além de todo o território sofrer uma degradação, o apodrecimento dessa madeira pode também causar a proliferação de mosquitos causadores de doenças e desencadear novas pandemias.
Para piorar, os moradores das regiões sofrem muito. Comunidades ribeirinhas e a economia de quem mora próximo é totalmente afetada. Muda totalmente a vida de quem mora na região, os obrigando a ter que se mudar, mesmo sem condições financeiras para isso.
Combustíveis fósseis são bem nocivos
Temos também os combustíveis fósseis como petróleo, gás natural e carvão mineral, que são utilizados. Esses, por sua vez, afetam diretamente o meio ambiente durante a utilização. Por conta da queima dos materiais, altas quantidades de gases do efeito estufa e a proliferação do ácido sulfúrico são geradas.
São fontes muito prejudiciais para a sociedade e responsáveis por muitas das mudanças climáticas que estamos vendo, contribuindo para o aquecimento global, por exemplo.
Energia nuclear e biomassa: duas fontes com impactos ambientais
Usinas nucleares funcionam da mesma forma que as termelétricas, que geram os combustíveis fósseis. Mas os combustíveis utilizados, urânio e plutônio, são muito mais perigosos. Para gerar o calor, produzem material radioativo. Os acidentes são raros, mas a chance de um possível dano não pode ser desconsiderada. Uma explosão, por exemplo, pode atingir toda a região e contaminar o solo por muitos anos, gerando assim um grande impacto ambiental.
Outra opção de fonte de energia é a biomassa, que utiliza matéria orgânica. A mais comum delas é o bagaço da cana. Por mais que pareça natural, tem seus impactos. Os gases que são emitidos, por terem origem orgânica, não são poluentes. Mas podem, da mesma forma, causar problemas respiratórios. O mau cheiro para a produção da energia aliado às queimadas e o desmatamento necessários para gerar energia trazem grandes impactos para o meio ambiente.
Para entender ainda mais como ter energia solar fotovoltaica em sua residência ou empresa, acesse o site e saiba como se cadastrar na Evolua. Acompanhe nossos textos aqui no blog e nos siga nas redes sociais para sempre ficar sabendo das novidades!