Taxa Mínima de Luz: entenda porque você precisa pagar

Você sabia que, mesmo não utilizando energia por determinado período, ainda é necessário pagar uma taxa à sua distribuidora de energia? Isso acontece porque, mesmo sem o consumo efetivo de eletricidade, o seu imóvel permanece conectado à rede, o que resulta na cobrança da taxa mínima de luz. 

A taxa mínima é aplicada para cobrir os custos relacionados à manutenção da infraestrutura e disponibilidade do serviço, garantindo que a conexão permaneça ativa. 

Continue a leitura para entender melhor como funciona.

O que é a taxa mínima de luz? 

A taxa mínima de luz corresponde ao valor pago à distribuidora para cobrir os custos relacionados à disponibilização e manutenção da energia elétrica na rede. Conhecida também como custo de disponibilidade, essa taxa é aplicada independentemente do consumo efetivo de energia.

A justificativa por trás dessa taxa é que, mesmo que o cliente não consuma energia, a distribuidora está disponibilizando o serviço e utilizando sua infraestrutura para atendê-lo. Portanto, o pagamento da taxa é necessário para assegurar o funcionamento contínuo e a manutenção adequada da rede.

Como é feito o cálculo? 

Para calcular o valor da taxa mínima de luz é preciso saber qual o padrão de conexão do imóvel. Ele é definido quando a distribuidora faz a ligação no imóvel, e pode ser monofásico, bifásico ou trifásico, de acordo com o consumo do cliente.

Casas e apartamentos, por serem imóveis residenciais, geralmente se enquadram no padrão monofásico. Já fábricas, comércios e outros locais que tenham mais equipamentos elétricos e consumam mais energia podem se enquadrar no tipo bifásico ou trifásico.

Segundo a Resolução Normativa da ANEEL nº 1.000, de 7 de dezembro de 2021, o custo de disponibilidade do sistema elétrico é o valor em moeda corrente equivalente a:

  • Monofásico ou bifásico a 2 condutores: 30 kWh 
  • Bifásico a 3 condutores: 50 kWh
  • Trifásico: 100 kWh

Depois de descobrir qual é o padrão, basta fazer o cálculo baseando-se no valor do quilowatt-hora (kWh) da região.

Valor do padrão de conexão X Valor do quilowatt-hora = taxa mínima de luz

Por exemplo: se o valor do quilowatt-hora for R$ 0,85 e o imóvel se enquadrar no padrão monofásico, a taxa mínima de luz será de R$ 25,50 (0,85 X 30).

É possível não pagar a taxa mínima de luz? 

A única maneira de não pagar a taxa mínima de luz é não estar conectado à rede da distribuidora de energia, o que acaba não sendo algo viável. Por isso, mesmo que você passe um período fora de casa sem consumir energia, vai continuar recebendo a sua conta de luz.

No entanto, existem algumas estratégias que você pode adotar para reduzir os custos com a conta de luz, mesmo sem eliminar a taxa mínima de luz. Uma delas é por meio da Geração Distribuída de Energia.

Quando você se cadastra em um dos planos oferecidos pela Evolua, nós produzimos energia renovável. Essa energia, ao ser disponibilizada na rede da distribuidora de energia local, se transforma em créditos de energia, que são utilizados para abater o seu consumo na conta de luz. 

Os créditos são compensados e isso faz com que você tenha economia de forma prática e por meio de um cadastro 100% digital. 

Clique aqui e faça a simulação. Basta ter em mãos seu documento de identidade e a conta de luz mais recente. Cuidamos de todas as etapas para você!

Se tiver alguma dúvida, pode contar com a gente. Mande uma mensagem para o WhatsApp (31) 3084-3200. A Eva, nossa assistente virtual, está disponível para atender você todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Você também pode se interessar por:

O que fazer se eu mudar de endereço?
Modelo de assinatura: como ter energia solar sem placas

Siga nossas redes sociais

Copyright © Evolua Energia Participações S/A

Selecione sua localidade para acessar nossos serviços em seu estado.

Informações sobre outros estados