Tendência de energia

Pensar nas mudanças que nosso mundo tem sofrido nos últimos anos em relação ao desenvolvimento tecnológico e ao consumo de energia, é fundamental para a solução de impactos sociais, para a vida útil do nosso planeta.

Hoje, a maior parte da energia elétrica consumida no mundo é obtida de combustíveis fósseis, principalmente através de petróleo e carvão mineral, fontes não renováveis. Ou seja, em algum momento esses recursos vão se esgotar, e tudo indica que não vai levar muito tempo para isso acontecer se não repensarmos o processo de geração e consumo de ponta a ponta. Além disso, em sua produção são liberadas quantidades imensas de gás carbônico, sendo esse o processo que mais contribui atualmente para o aumento do efeito estufa.

Muitos defendiam a energia nuclear como a energia do futuro. No entanto, apesar de ser uma fonte muito barata os riscos de acidente implicados em sua produção são enormes. Um acidente pode devastar a vida de uma região inteira como no caso de Chernobyl.

Uma fonte de energia, que na perspectiva de alguns ainda é uma boa opção, são as usinas hidrelétricas. Por serem renováveis e de baixo custo de manutenção. O que muitos não consideram é que os impactos ambiental e social na instalação de uma única usina dessas são gigantescos. Para a construção dessas usinas, áreas de florestas nativas são completamente alagadas e muitas famílias da região perdem suas casas. Portanto, quando se tem a opção por um uso de outra fonte de energia, como a solar, traz benefício não só para si próprio, como também contribui para a natureza e para a sociedade como um todo.

Atualmente, existem tecnologias muito mais apropriadas, do ponto de vista ambiental, mais baratas e menos perigosas como a citada acima: o painel solar. No país do sol, o Brasil, a energia solar é fundamental na construção de um planeta mais saudável, diferente dos combustíveis fósseis, enquanto houver sol haverá energia, e o Sol não vai se esgotar antes de 2 bilhões de anos. O Brasil tem um dos maiores potenciais entre as outras nações para esse tipo de energia, Santa Catarina é onde tem a radiação solar mais fraca no país, e mesmo assim tem mais potencial para gerar energia do que o melhor sol da Alemanha. É inimaginável a potência energética de outras regiões como Minas Gerais e o Nordeste, por exemplo.

Fora a questão socioambiental, uma das opções mais benéficas para a economia da sua residência e do seu país são os painéis solares. Com a Evolua, não precisa nem sequer ter investimento para ter acesso a todos os benefícios e ajudar o planeta, além disso a economia é garantida. O sistema de geração distribuída dá acesso à nossa energia solar sem necessidade de instalar painéis em sua residência. No âmbito da economia externa, segundo a Absolar, a energia fotovoltaica é a energia que mais gera emprego por produção de Kwh. Em 2019 houve o aumento de 212% desse mercado, e tudo indica que em poucos anos o mercado de energia elétrica será dominado pelos painéis solares.

Portanto, como visto acima, a melhor forma de produção de energia elétrica possível de coexistir com o nosso bem estar e o do planeta sem riscos futuros é a energia solar. É para essa tendência que já estamos caminhando nesse momento.

Você também pode se interessar por:

Qual a diferença entre ACL e ACR?
5 dicas para deixar o seu negócio mais sustentável

Siga nossas redes sociais

Copyright © Evolua Energia Participações S/A

Selecione sua localidade para acessar nossos serviços em seu estado.

Informações sobre outros estados