Praticar o consumo consciente é algo que se tornou uma necessidade nos dias atuais. Após séculos explorando recursos naturais e lançando dejetos poluentes e tóxicos no meio ambiente, agora temos de pensar em alternativas que diminuam o impacto ambiental e que possam contribuir para a recuperação dos biomas afetados.
Uma maneira de fazer isso é adotar novas práticas em nosso cotidiano e usar a criatividade para reaproveitar materiais que antes eram descartados. Confira algumas ideias de como fazer isso!
A importância de pensar no seu impacto ambiental
Nós sabemos que o impacto ambiental está diretamente relacionado à maior influência no mercado mundial e ao poder de consumo. Uma multinacional gera muito mais resíduos e utiliza muito mais recursos do que um pequeno comércio familiar. Da mesma maneira, uma família que tem acesso ao transporte particular (como avião, helicóptero, carro, etc.) consome mais combustível e polui muito mais do que aquela que usa o transporte público e outros meios não poluentes, como a bicicleta.
Com isso em mente, observamos que os problemas são muito mais complexos, e as iniciativas devem ser criadas para reparar os danos históricos causados ao planeta. Isso é um fato, porém não tira a responsabilidade de todos de fazer escolhas conscientes.
>>> Conheça 7 aplicativos que auxiliam o planeta
Quando você compra um produto de uso único (como sacolas plásticas ou de papel, copos e talheres descartáveis, entre outros), é importante pensar em como esse material será descartado. A própria palavra “descarte” já nos dá a ideia de que aquilo vai desaparecer, mas não vai. Materiais plásticos, por exemplo, demoram mais de 400 anos para se decomporem, sugerem os estudos. Considerando que o primeiro plástico – que levou o nome de baquelite – foi criado por Leo Baekeland em 1907, isso quer dizer que ele ainda está por aí na natureza.
Atualmente, diversos estudos tentam criar alternativas para substituir o plástico, assim como para acelerar a sua degradação. Contudo, ainda estamos em um passo inicial para a resolução desse problema.
Por isso é tão importante pensarmos na vida útil dos objetos que consumimos. Devemos encontrar maneiras de reutilizar os materiais quantas vezes for suficiente para compensar o impacto de sua produção e, ao final de sua vida útil, optar pela reciclagem ou pelo reaproveitamento.
3 dicas criativas para reaproveitar materiais
Para ajudar nessa tarefa, trouxemos três opções simples, fáceis e criativas de como você pode reaproveitar as coisas que tem casa. Olha só:
1. Potes de vidro para mantimentos
Quando vamos ao supermercado, observamos que o material mais utilizado para embalagens de produtos é o plástico. Entretanto, dependendo do item, você consegue encontrar uma variação. Alimentos em conserva, como azeitona e palmito, são vendidos em potes de vidro. Esses potes geralmente são fabricados com um vidro resistente e podem – e devem – ser reutilizados. Para isso, basta lavá-los bem e usá-los para conservar alimentos na despensa.
Você economiza ao mesmo tempo que ajuda o meio ambiente, pois não precisa comprar vasilhas de plástico, e ainda pode personalizar os potes para que sirvam como item de decoração.
2. Latinhas como luminárias e vasos de plantas
O metal é outro material bastante usado em embalagens por conta da sua durabilidade e também pode ser reaproveitado. Usando latinhas, por exemplo, você pode criar luminárias para decorar o ambiente. É só higienizar, pintar, fazer os furinhos para passar a luz e encaixar em uma lâmpada.
Outra opção é usar as latinhas como vasos de plantas. Basta decorar como preferir e fazer furinhos na parte de baixo para escorrer o excesso de água. Dá ainda para pendurar os vasinhos com cordas ou fixá-los em alguma superfície.
3. Móveis feitos de palete
Nossa última dica é um pouco mais elaborada, mas, para quem gosta de artesanato e decoração, pode ser uma ótima ideia. Usando paletes, aquelas placas de madeira crua que encontramos em feiras, podemos construir sofás, bancos, camas, nichos e outros móveis.
Você pode conseguir os paletes em mercados, feiras e outros comércios. Depois, é preciso lixar, pintar (se preferir, pode deixar na textura original que também fica legal), envernizar para proteger e montar como quiser.
Gostou das dicas, mas não quer colocar a mão na massa? Está tudo bem também! ?
O ponto positivo é que esses materiais podem ser entregues nos pontos de coleta seletiva. Então, caso não queira reaproveitá-los em casa, basta fazer o descarte correto para que eles não sejam desperdiçados.
Seu negócio mais sustentável
As empresas também podem atuar fazendo reaproveitamento de materiais. A Construtora Andrade Gutierrez, por exemplo, utilizou materiais que não seriam mais usados em suas obras para construir espaços de recreação criativos e sustentáveis.
Isso aconteceu em Juazeiro, na Bahia. A equipe adaptou paletes, bobinas, embalagens de módulos e cabos para montar móveis que podem ser aproveitados pelos colaboradores. Ou seja, diminuiu a geração de lixo e ainda beneficiou as pessoas que ocupam aquele espaço. Foi bom para todo mundo!
Viu, só? Aplicar os princípios da sustentabilidade no seu negócio e no seu dia a dia pode ser mais fácil do que você imagina. Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais – @evoluaenergia – para receber dicas como essas.
Acesse também o nosso site e saiba como diminuir seu impacto ambiental e ainda economizar na conta de luz!