Aquecimento global: panorama em 2022

Discussões sobre mudanças climáticas e aquecimento global se tornaram rotina em congressos internacionais sobre o meio ambiente. Diante do impacto causado pelas ações humanas, pensar em alternativas para minimizar as consequências negativas e contribuir para um desenvolvimento sustentável se faz extremamente necessário. 

Para ficar por dentro do assunto, confira alguns aspectos importantes sobre o aquecimento global e como ele influencia em nossa sociedade. 

 

O que é aquecimento global?

Tudo começa com um processo natural do planeta Terra: a entrada de radiação solar na atmosfera que fica retida graças à camada de ozônio. Além de natural, isso é essencial para a vida no globo, pois gera o efeito estufa – processo benéfico que mantém a superfície aquecida e habitável. 

O problema é quando essa camada vai se tornando mais espessa e o calor fornecido pelo Sol fica cada vez mais retido. Essa é uma consequência do número elevado de emissões de gases de efeito estufa, como o gás carbônico (CO₂). 

Com o tempo, a humanidade desenvolveu-se em diversos aspectos, mas muitos dos novos processos criados pelo homem emitem gases poluentes. De 1970 a 2004, houve um aumento de 70% no número de emissões desses gases. Por exemplo: a geração de energia elétrica de fontes não renováveis e advindas de combustíveis fósseis é um fator que contribui para esse aumento. Como resultado, tem-se a elevação da temperatura da Terra, que chamamos de aquecimento global.  

Em 2021, a Nasa criou um gráfico, em forma de animação, que demonstra como esse aumento de temperatura ocorreu durante os anos. Confira: 

  

Mudanças climáticas

Uma das consequências do aquecimento global são as mudanças climáticas que vêm ocorrendo em todo o planeta. Os verões se tornam cada vez mais quentes, com ondas de calor extremo. Na Europa, por exemplo, as ondas de calor de 2022 bateram recorde de temperatura, porém vão ser consideradas um “verão comum” até 2035. 

Com essas alterações drásticas de temperatura, outros eventos podem ocorrer com mais frequência, como incêndios, longos períodos de secas, inundações, etc.  

Um exemplo é o nível do mar, que tem aumentado cerca de 3,1 milímetros por ano, segundo o Serviço de Monitoramento do Meio Marinho do Programa Copernicus, da União Europeia. Isso ocorre devido ao derretimento das geleiras. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Meteorológico Finlandês indica que a região do Ártico aquece 4 vezes mais do que o restante do globo. Diante disso, esse derretimento resulta no aumento da salinização e da temperatura do ambiente marinho, o que prejudica a fauna e a flora desse bioma. 

Nesse cenário, conseguimos observar como os riscos do aquecimento global nos atingem diretamente e influenciam na maneira que nossa sociedade foi estruturada. Com isso, a urgência de mudança se faz cada vez mais necessária. 

 

Alternativas sustentáveis

Com o objetivo de melhorar as expectativas para o futuro e minimizar os problemas causados pelo aquecimento global, alternativas surgem em diversos lugares. A criatividade atinge desde o descarte do lixo até o consumo consciente dos recursos naturais. Enfim, percebemos que o desenvolvimento deve estar alinhado à preservação ambiental. 

Para contribuir, pequenas ações no dia a dia já podem fazer a diferença: 

  • Usar meios de transporte não movidos a combustão. 
  • Diminuir o consumo de carne. 
  • Optar por uma fonte limpa de energia, como a energia solar. 
  • Separar o lixo para coleta seletiva. 
  • Consumir água e energia com responsabilidade. 

Além dessas, diversas outras pequenas mudanças no cotidiano serão benéficas. Mas o essencial é que a gente se mantenha informado do que está sendo feito em grande escala 

Pesquise as empresas das quais você consome, as pessoas influentes que você apoia e os movimentos dos quais você faz parte e saiba como agem a fim de diminuir os impactos ambientais. É assim, por meio da informação e da participação individual e coletiva, que podemos contribuir e alterar, de maneira efetiva, os processos que impactam negativamente o meio ambiente. 

 


Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog e não deixe de seguir nossas redes sociais — @evoluaenergia. ?  

Você também pode se interessar por:

Taxa Mínima de Luz: entenda porque você precisa pagar
O que fazer se eu mudar de endereço?

Siga nossas redes sociais

Copyright © Evolua Energia Participações S/A

Selecione sua localidade para acessar nossos serviços em seu estado.

Informações sobre outros estados