Casa ou Apartamento: dicas para reduzir gastos

Fazer a escolha de um imóvel requer uma análise que leve em conta diversos aspectos, como conforto, custo e localização. É muito importante que a casa ou o apartamento consiga comportar as necessidades dos moradores e, ao mesmo tempo, se enquadre no orçamento.

Para ajudar você a decidir qual o melhor tipo de imóvel para o seu caso, separamos algumas vantagens e desvantagens de morar em casa e de morar em apartamento.

Vantagens de morar em casa:

Conheça as vantagens de morar em uma casa e veja se esse tipo de imóvel é o ideal para você.

Mais espaço

Para quem gosta de ter mais espaço, uma casa é  a melhor opção, pois normalmente oferece quintal e ambientes abertos.  Quem gosta de receber família e amigos ou quer ter algum animal de estimação de grande porte, o ideal é buscar por um imóvel que tenha uma área extra para uso.

>>> Saiba como transformar o seu lar em uma casa inteligente

Liberdade

Morar em uma casa permite que você tenha mais liberdade e não tenha que se preocupar tanto com normas e regras rígidas, que são comuns em condomínios de apartamentos. Tendo seu próprio espaço, você não precisa se preocupar tanto com barulho, por exemplo.

Privacidade

Casas geralmente são cercadas por muros e portões, o que traz mais privacidade aos moradores. Além disso, por não precisar usar escada, elevador e outros espaços comuns, quem mora em casa não precisa se preocupar tanto com horários ou com as visitas que recebe.

Desvantagens de morar em casa:

Agora que você já sabe quais são os benefícios de morar em uma casa, confira alguns pontos negativos que esse tipo de imóvel pode trazer.

Manutenção

Uma das principais desvantagens de morar em uma casa é ter que lidar com as despesas referentes à manutenção. Em apartamento, paga-se a taxa de condomínio e o síndico fica responsável por orçar e acompanhar as melhorias ou consertos necessários na área comum (interna e externa). Mas a pessoa que escolhe viver em casa tem de assumir a responsabilidade de orçar, custear e acompanhar qualquer tipo de manutenção ou obra

Segurança

Outro ponto importante é a segurança. Por ser um espaço só seu, o morador deve pensar em como manter o local protegido, seja instalando câmeras e alarmes, seja colocando uma cerca elétrica. De qualquer maneira, além de ter essa despesa, o proprietário de uma casa acaba correndo mais riscos, principalmente se ele fica muito tempo fora. Quem viaja muito, por exemplo, pode se tornar alvo de assaltantes que observam que a casa fica vazia por longos períodos.

>>> Vai viajar? Saiba como cuidar dos seus eletrodomésticos!

Maior valor

Por fim, deve-se considerar que o valor de uma casa, na maioria das vezes, é maior do que o de um apartamento. Isso, claro, se compararmos o mesmo tamanho e a mesma localização de ambos. Por esse motivo, casas são vistas como uma conquista de longo prazo, como uma família que pretende morar por muitos anos.

Vantagens de morar em apartamento:

Os apartamentos também têm suas vantagens, principalmente para quem mora em centros urbanos. Confira!

Praticidade

Um imóvel menor, mais prático e fácil de cuidar. Para quem procura um imóvel que combine com a rotina agitada e não demande tanta manutenção, os apartamentos são ideais. Com exceção do ambiente interno, o proprietário não precisará se preocupar com reformas ou consertos, pois o síndico fica responsável por essas tarefas. Além disso, os edifícios contam, muitas vezes, com portaria, o que melhora a segurança e também é ótimo para quem recebe muitas encomendas.

>>> É possível ter energia solar em apartamento?

Localização

Nos centros das grandes cidades, o que prevalece são os edifícios. Por isso, quem pretende morar em um local bem movimentado e com localização privilegiada, um apartamento é a melhor escolha. Normalmente, em seu entorno há uma variedade de lojas, supermercados, farmácias, restaurantes, bancos; o transporte é muito mais rápido; e pode ser mais econômico, se você preferir fazer a pé suas tarefas cotidianas. No centro, também fica a maioria dos escritórios, o que torna os apartamentos vantajosos para quem quer ficar mais perto do trabalho.

Menor valor

Assim como já mencionamos, deve-se levar em consideração o tamanho e a localização do imóvel quando nos referimos a valor. Fazendo as contas, o apartamento acaba sendo mais econômico. Além disso, se pensarmos em longo prazo, o apartamento gera menos gastos e pode ajudar você a economizar no futuro.

Desvantagens de morar em apartamento:

Menos espaço

Um espaço menor é mais prático, mas também pode ser um impasse para quem prefere morar em um local amplo e espaçoso. Alguns até têm varandas, mas, na maioria das vezes, a área do apartamento é reduzida. Isso pode se tornar um problema para quem gosta de dar festas, receber visitas ou quer adotar um animal de estimação de grande porte.

Áreas compartilhadas

Outro ponto a ser considerado é que condomínios contam com áreas compartilhadas. Ou seja, será comum encontrar pessoas estranhas nos corredores, assim como dividir o espaço da garagem. Para quem gosta de mais privacidade, isso pode ser desconfortável em alguns momentos.

Condomínio

Um dos gastos mensais fixos ao morar em apartamento é o condomínio. O valor depende de vários fatores, geralmente relacionados às comodidades que o local oferece. Elevador, piscina, academia, área de lazer, portaria e sistema de segurança são algumas conveniências que influenciam no quanto será cobrado de cada morador.

Reduzir gastos

Seja em casa, seja em apartamento, uma maneira de reduzir gastos é consumir energia solar. Mas você deve estar pensando que no seu imóvel não tem espaço para colocar placas solares e que você não quer gastar dinheiro com reformas. Relaxe! Você não precisa ter esse trabalho todo!

É possível consumir uma energia limpa e mais barata sem precisar fazer investimentos ou instalações. Como? Com a geração compartilhada de energia

As fazendas solares Evolua geram a energia e a inserem na rede de distribuição. Ao se cadastrar, nós avisamos a sua companhia de energia que você consome energia solar e que deve receber créditos por isso. Esses créditos são transformados em desconto na tarifa de energia e você passa a economizar pelo menos uma conta de luz por ano! 

Ou seja, independentemente do tipo do imóvel escolhido – se casa ou apartamento –, você vai ter uma graninha extra na conta todos os meses.

Acesse o nosso site e saiba como fazer o seu cadastro. É 100% digital e totalmente gratuito!

Você também pode se interessar por:

Taxa Mínima de Luz: entenda porque você precisa pagar
O que fazer se eu mudar de endereço?

Siga nossas redes sociais

Copyright © Evolua Energia Participações S/A

Selecione sua localidade para acessar nossos serviços em seu estado.

Informações sobre outros estados