Energia solar é uma energia renovável e limpa que aproveita a luz e o calor do Sol para gerar eletricidade. Além de ser uma fonte inesgotável – diferentemente dos combustíveis fósseis, que são recursos finitos –, a energia solar não emite gases poluentes, contribuindo para a redução da emissão de gases do efeito estufa.
A energia solar é uma ferramenta poderosa para construir um futuro mais sustentável. Ao investir em energia solar, estamos contribuindo para um planeta mais limpo, saudável e justo para as futuras gerações.
Contudo, muitas pessoas ficam em dúvida sobre como a energia solar é gerada em dias nublados e chuvosos. Continue a leitura e entenda como funciona a produção da energia solar.
Como é gerada a energia solar?
A energia solar é gerada ao transformar a luz do Sol em energia elétrica, que podemos usar no dia a dia. Sua captação é feita por meio de painéis solares, ou seja, grandes placas que captam a luz do Sol. Dentro desses painéis existem células solares, ou fotovoltaicas, feitas de materiais especiais que reagem à luz. Quando atinge essas células, a luz do Sol libera elétrons, que são partículas de eletricidade. Ao se moverem, esses elétrons criam uma corrente elétrica.
A eletricidade produzida pelos painéis é em corrente contínua (CC), mas os nossos aparelhos elétricos usam corrente alternada (CA). O inversor é um equipamento que funciona como um tradutor: ele transforma a energia CC em CA para que possamos usar em casa.
Quando transformada, a energia elétrica produzida pelos painéis pode ser usada para alimentar equipamentos diversos, como lâmpadas, eletrodomésticos e até mesmo carro elétrico.
A chuva interfere na produção da energia solar?
De forma geral, não. Muitas pessoas acreditam que a energia solar só é gerada em dias de sol pleno, mas a verdade é que, mesmo em condições climáticas adversas como dias nublados e chuvosos, a produção da energia solar não para. O que acontece é que, diante dessas adversidades, a intensidade da luz solar é menor e, por isso, a produção de energia também diminui.
Chuvas leves ou moderadas geralmente não afetam significativamente a geração de energia. Entretanto, chuvas fortes podem diminuir a eficiência devido ao acúmulo de água nos painéis solares. Em dias nublados, uma parte da luz solar consegue atravessar as nuvens e atingir os painéis, mas as nuvens mais densas bloqueiam uma quantidade maior de luz solar, reduzindo a geração de energia.
Contudo, painéis instalados com a inclinação correta captam mais luz solar mesmo em condições climáticas adversas. Além disso, sistemas solares eficientes armazenam a energia gerada em excesso nos dias de sol para ser utilizada em dias com menor produção, como em dias nublados ou chuvosos.
Quem pode aproveitar os benefícios da energia solar?
No dia 17 de abril de 2012, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabeleceu a Resolução Normativa nº 482, definindo que todos os consumidores brasileiros poderiam gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis. Esse processo é chamado Microgeração ou Minigeração Distribuída de Energia Elétrica (MMGD).
Com o passar dos anos, algumas alterações foram feitas pela ANEEL e, em 7 de janeiro de 2022, foi sancionada a Lei nº 14.300, que regulamenta de forma completa a MMGD. A legislação ficou conhecida como o marco legal da geração distribuída.
Embora a energia solar seja uma fonte de energia limpa e renovável com inúmeros benefícios, a instalação de um sistema fotovoltaico requer alto investimento inicial, que pode variar de acordo com o tamanho do sistema e as características do imóvel.
Além disso, a instalação de painéis solares exige um espaço considerável, como o telhado de uma casa ou uma área livre no terreno. É importante ressaltar que nem todos os imóveis têm espaço suficiente para a instalação de um sistema fotovoltaico com a capacidade desejada.
O que é geração distribuída?
A geração distribuída (GD) é uma forma alternativa de produzir e consumir energia. Essa modalidade permite a geração de energia elétrica no local ou próximo ao ponto de consumo, de forma independente das distribuidoras tradicionais de energia.
A geração compartilhada é uma das modalidades da GD e permite o compartilhamento de energia de micro ou minigeração entre um grupo de pessoas (CPF ou CNPJ) por meio de consórcio ou cooperativa, desde que estejam em locais atendidos pela mesma rede distribuidora de energia.
Tudo começa com os parques solares, que contêm milhares de placas fotovoltaicas que geram a eletricidade por meio da radiação solar. Depois, a energia gerada é inserida na rede da companhia de energia elétrica – Cemig, Enel, Neoenergia e várias outras – para que seja distribuída entre os consumidores.
O que são microgeradores e minigeradores?
São considerados microgeradores aqueles que geram até 75 kW de energia por meio de fontes renováveis (como a luz do Sol); e minigeradores são os que geram de 75 kW até 3 MW. O Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE) permite que a sobra de energia gerada durante o dia por um sistema de MMGD fotovoltaico seja injetada na rede da distribuidora; e que à noite a rede devolva a energia para a unidade consumidora, suprindo necessidades adicionais.
Como a Evolua ajuda a economizar?
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serasa em junho deste ano, em parceria com o instituto Opinion Box, os gastos essenciais de uma casa podem comprometer até 40% da renda de uma família. Sendo assim, economizar na conta de luz pode ter impactos significativos no dia a dia.
A Evolua trabalha com a geração compartilhada, no modelo de energia solar por assinatura. Nessa modalidade, você pode se beneficiar com uma energia mais limpa e mais barata sem a necessidade de fazer obras ou altos investimentos na sua casa, apartamento, empresa ou propriedade rural. Esse processo também é regulamentado pela Lei 14.300/2022.
A energia gerada pela Evolua é inserida na rede da distribuidora da sua região e se transforma em créditos, que são compensados na conta de luz. Depois disso, basta fazer o pagamento mensal do seu plano Evolua que os créditos de energia vão chegar até você, proporcionando um valor em desconto. A distribuidora continua responsável por levar a energia ao seu imóvel, por processar a energia elétrica gerada pela Evolua e por dividir os créditos de energia com os clientes que serão beneficiados.
Além de não causarem impactos ambientais, as fontes de energia limpa como a solar têm um custo de geração bem menor em comparação a outras do setor. Desta forma, quando você se torna um cliente Evolua, você acessa essa energia limpa e diminui o valor da sua conta de luz. Tudo isso sem a necessidade de fazer obras no seu imóvel e/ou pagar taxa de adesão.
E se o imóvel for alugado?
Outra facilidade oferecida pela Evolua é que, por ser um processo digital, quem está em um imóvel alugado também pode aderir aos planos de energia solar por assinatura. Basta que o locador seja titular da conta de energia ou que converse com o locatário sobre a possibilidade de se cadastrar na Evolua e economizar. E não se preocupe: se você precisar mudar de endereço, pode continuar aproveitando os benefícios do seu plano.
É preciso pagar alguma taxa?
Além do processo 100% digital, do cadastro simplificado e da ausência de obras, para se tornar um Evoluído não é necessário pagar nenhuma taxa ou mensalidade.
Ao contratar a Evolua, você não adquire uma conta a mais no orçamento. Pelo contrário: passa a economizar sem a necessidade de qualquer tipo de investimento. O que muda é a forma como você faz o pagamento. Você passa a pagar para a Evolua a Tarifa de Energia (TE), ou seja, o custo do produto; nesse caso, da energia elétrica. Já na distribuidora, o pagamento é referente à Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD).
A distribuidora responsável por sua região processa a energia elétrica gerada pela Evolua, divide os créditos de energia com os clientes que serão beneficiados e faz a manutenção da rede elétrica. Por isso, casos de falta de energia e outros problemas com a rede elétrica continuam sendo de responsabilidade da distribuidora.
Quer aproveitar o desconto?
Viu só como é fácil economizar na conta de luz? O modelo de assinatura permite que você consuma energia solar sem precisar instalar placas na sua casa ou empresa. E, com a Evolua, isso se torna ainda mais simples.
A contratação é simples, 100% digital e dispensa o pagamento de taxa de adesão. Basta ter em mãos o seu documento de identidade e a conta de luz mais recente. Depois, cuidamos de todas as etapas para você!
Acesse o nosso site e confira.
Se tiver alguma dúvida, fique à vontade para conversar com a gente. É só entrar em contato com a Eva, nossa assistente virtual.