Energia solar no Brasil: por que nosso país tem grande potencial?

Entre todos os tipos de energia limpa, uma que tem ganhado cada vez mais destaque com o passar dos anos é a energia solar. Afinal, diferentemente de outras alternativas, ela pode ser utilizada como fonte de energia elétrica residencial com certa facilidade. Além disso, o uso de energia solar no Brasil é favorecido pelo grande potencial produtivo que nosso país tem.

Diversos estudos e observações mostram que o país pode, facilmente, ser um dos maiores produtores de energia solar do mundo. Mas você sabe por que a energia solar no Brasil tem um potencial tão grande? Na sequência deste texto, nós falamos um pouco mais sobre o assunto.

Por que o Brasil tem um grande potencial produtivo de energia solar?

Quando falamos em radiação solar, o Brasil é um país muito privilegiado. Tendo um clima predominantemente tropical, nosso país é muito quente e fortemente irradiado pelo sol em praticamente toda a sua extensão. Somente isso já é um fator importantíssimo para explicar o tamanho do potencial produtivo de energia solar no Brasil.

Com apenas 6 mil sistemas de painéis fotovoltaicos instalados em casas pelo país, nós geramos cerca de 70 Megawatts — energia suficiente para iluminar, em média, 30 mil casas por ano. 

Se todas as casas do país contassem com painéis de energia solar, a produção deste tipo de energia superaria o que é produzido por todo o sistema elétrico brasileiro hoje. Enquanto ele produz 149 Gigawatts, nossas casas, com os painéis, produziriam um total de 164 Gigawatts.

Para se ter uma ideia do que estamos falando, basta comparar com outros países. Hoje, a Alemanha está entre os líderes mundiais de produção de energia fotovoltaica. Enquanto isso, o local menos ensolarado do Brasil é capaz de produzir mais energia solar que o local mais ensolarado da Alemanha.

As condições locais e climáticas são altamente favoráveis; e para que o Brasil também faça parte do grupo de líderes, basta que haja um investimento maior.

Números da energia solar no Brasil

Como já citamos, o Brasil, atualmente, possui aproximadamente 6 mil painéis de energia solar instalados em residências, o que representa pouco mais de 70% do total de painéis instalados no país. O restante está localizado em imóveis comerciais ou industriais.

Mesmo que tenhamos observado um certo crescimento nos últimos anos, a energia solar ainda é uma parcela muito pequena do total de energia produzida no Brasil. De toda a matriz energética brasileira, a energia solar representa apenas 1,7%. Apesar desse número parecer pequeno, é essencial que olhemos para o crescimento. Em 2019, o mercado de energia solar no Brasil cresceu em mais de 200% — o que indica uma tendência para os próximos anos.

Caso o crescimento continue no ritmo que está, a estimativa é de que mais de 800 mil sistemas de energia solar conectados à rede existam no Brasil em 2024.

Vale a pena contar com energia solar no Brasil?

Sabendo de todas essas informações, você pode estar se perguntando se vale a pena contar com a energia solar no Brasil. A verdade é que, graças à economia nas contas de luz que a energia solar promove, ela é algo que vale a pena em qualquer lugar do mundo, e não apenas no Brasil.

Contudo, quando consideramos todo o potencial energético que você pôde ver ao longo deste texto, fica ainda mais claro que vale mais a pena ter esse tipo de energia por aqui que em praticamente qualquer outro lugar do mundo


Quer reduzir seus custos com a energia elétrica? Com a Evolua, a energia solar se transforma em créditos que podem reduzir seus gastos com a conta de luz. Entre em contato conosco e saiba mais!

Você também pode se interessar por:

Qual a diferença entre ACL e ACR?
5 dicas para deixar o seu negócio mais sustentável

Siga nossas redes sociais

Copyright © Evolua Energia Participações S/A

Selecione sua localidade para acessar nossos serviços em seu estado.

Informações sobre outros estados