Energia solar fotovoltaica: o que é e como funciona?

Considerada uma fonte de energia alternativa, renovável e sustentável, a energia solar fotovoltaica tem despontado por otimizar a eficiência energética residencial, comercial e industrial. Atualmente, mais de 100 países utilizam esse tipo de energia, sendo que o Brasil possui uma das maiores capacidades mundiais para a produção de energia fotovoltaica.

Segundo os relatórios anuais da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), a energia solar se tornou uma grande tendência e é a fonte de energia que mais cresce no mundo todo. A energia solar fotovoltaica é agora, depois de hidráulica e eólica, a terceira mais importante fonte de energia renovável em termos de capacidade instalada a nível mundial. 

E você, já ouviu falar em energia solar fotovoltaica? Conhece os benefícios que ela pode trazer para sua empresa? Continua a leitura e descubra!

O que é energia solar fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica nada mais é do que a energia elétrica produzida a partir da luz do sol. O termo “fotovoltaica” vem do grego (Phos), que significa “luz”, e “volt”, a unidade de força eletro-motriz, que por sua vez vem do sobrenome do físico italiano Alessandro Volta, inventor da pilha. O termo “fotovoltaica” tem sido usado na língua inglesa desde 1849.

Essa geração é feita através de placas solares fotovoltaicas que captam a luz do sol incidente e difusa, ou seja, a luz que atinge diretamente sobre elas e também a luz ao redor. Dessa forma, é possível termos geração elétrica pela fonte de energia solar mesmo em dias nublados ou chuvosos, embora a quantidade de luz recebida pela placa esteja diretamente ligada a sua produção.

Como a energia fotovoltaica é gerada?

A placa de energia solar é o equipamento utilizado para captar a energia solar e iniciar o processo de transformação em energia elétrica. O processo de produção da energia solar (chamado efeito fotovoltaico) utiliza placas solares normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor. 

Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, gerando eletricidade. Os principais equipamentos que compõem o sistema são os módulos fotovoltaicos, conhecidos popularmente como placas solares, e o inversor interativo.

Os módulos fotovoltaicos são compostos por muitas células solares, unidade mínima da tecnologia e responsáveis pela conversão direta da luz em eletricidade. Feitas de materiais semicondutores, mais comumente o silício, as células solares são produzidas com uma camada positiva (com falta de elétrons) e uma camada negativa (com excesso de elétrons) que, juntas, criam um campo elétrico, assim como em uma bateria.

Quando os fótons atingem uma célula solar, eles liberam os elétrons em excesso dos átomos da camada negativa, que passam para a camada positiva criando, assim, um circuito elétrico. A partir do momento em que os elétrons fluem através desse circuito, eles geram eletricidade.

Como a energia solar fotovoltaica pode reduzir meus custos?

Com a Evolua Energia, você reduz a conta de energia do seu negócio, totalmente sem risco, sem investimento ou obras no seu imóvel e mantendo o fornecimento da companhia elétrica.

Tudo isso por meio de painéis fotovoltaicos e sistema de rastreamento de última geração que garantem maior eficiência e confiabilidade. Acesse o nosso site e simule seu desconto!

Você também pode se interessar por:

Taxa Mínima de Luz: entenda porque você precisa pagar
O que fazer se eu mudar de endereço?

Siga nossas redes sociais

Copyright © Evolua Energia Participações S/A

Selecione sua localidade para acessar nossos serviços em seu estado.

Informações sobre outros estados