Dia da Internet segura: como se proteger na internet

No dia 7 de fevereiro de 2023 é comemorado o Dia Internacional da Internet Segura. Essa pauta vem se tornando cada vez mais presente em nosso cotidiano, principalmente com a chegada da LGPD e os diversos casos de roubo de dados e golpes online que aparecem na mídia.

Para saber mais sobre esse dia e conferir algumas dicas de como se proteger na internet, é só continuar a leitura.

Quem criou o Dia da Internet Segura

O Dia da Internet Segura (Safer Internet Day, em inglês) é uma celebração anual que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre questões de segurança na internet e estimular o uso responsável e seguro da tecnologia.

No dia 8 de fevereiro de 2004, essa data foi implementada pela INSAFE, uma rede de organizações responsáveis por promover a segurança na internet da União Europeia. Para relembrar a importância desse dia, todos os anos a INSAFE promove um evento e aborda um tema diferente.

Em 2023, o evento será realizado no dia 7 de fevereiro e o assunto a ser debatido é “Quer falar sobre isso? Abrindo espaço para conversas sobre a vida online”. No site oficial do evento, você confere como participar, os materiais de apoio e as atividades online.

Como se proteger na internet

Agora que já conhece o objetivo do Dia da Internet Segura, confira algumas dicas que podem ajudar você a se proteger na internet:

1. Mantenha suas senhas seguras

Crie senhas fortes e únicas para cada uma das suas contas. Se preferir, use um gerador de senha online; existem vários disponíveis. Além disso, se for escrever suas senhas em algum lugar para não esquecer, lembre-se de guardar em um local seguro e de atualizá-las regularmente.

2. Tenha cuidado ao clicar em links

Não clique em links de remetentes desconhecidos ou suspeitos. Muitos fraudadores criam e-mails falsos de lojas ou instituições financeiras, induzindo o clique no link. A ideia é direcioná-lo para sites perigosos ou instalar malware em seu dispositivo.

3. Mantenha seu software atualizado

Muitos dispositivos já fazem atualizações automáticas regularmente. Ainda assim, é muito importante se certificar de que todo software em seu dispositivo, incluindo seu sistema operacional e navegador, esteja atualizado e tenha as últimas reparações de segurança.

4. Seja cauteloso ao compartilhar informações pessoais

Mantenha as suas informações sensíveis privadas e protegidas. Endereço, número de telefone, CPF e informações financeiras são alguns exemplos de dados pessoais que devem ser compartilhados somente em sites e plataformas confiáveis.

5. Utilize uma rede virtual privada (VPN)

A VPN (Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual) faz a criptografia da sua conexão e mantém seus dados protegidos. Para quem usa redes públicas com frequência, essa é uma ótima maneira de manter sua privacidade online intacta.

6. Tenha cuidado com as mensagens de phishing

Caso receba e-mails ou mensagens instantâneas que solicitem o envio de dados sensíveis, como senhas ou informações financeiras, fique atento, pois pode ser uma tentativa de phishing. Nessa situação, não responda, não compartilhe informações nem clique em links. 

7. Instale um software de segurança

Mesmo que seja um investimento maior, ter um software antivírus confiável em seus dispositivos auxilia na proteção contra malwares, vírus e outras ameaças cibernéticas.

Saiba identificar se seu computador está com vírus

Colocando em prática todos os cuidados, os riscos de infectar o seu dispositivo com vírus são muito menores. Ainda assim, é importante saber identificar caso isso aconteça. 

A seguir, alguns sinais de que o seu computador está infectado por vírus:

  • Lentidão do sistema: Computador lento ou travando com mais frequência do que o normal pode ser sinal de vírus.
  • Pop-ups inesperados: Se aparecem pop-ups ou anúncios invasivos com frequência no seu dispositivo, pode ser que ele esteja infectado por adware ou spyware.
  • Arquivos desaparecidos ou modificados: Verifique se arquivos importantes foram apagados ou alterados sem a sua permissão.
  • Problemas de rede: Se você estiver tendo problemas de conexão à internet ou se notar que sua largura de banda está sendo usada sem o seu conhecimento, isso pode ser sinal de que seu computador está infectado por vírus.
  • Programas inesperados: Se você perceber programas instalados ou executados sem a sua permissão, pode ser que seu computador esteja infectado por um vírus.

Caso suspeite que o seu computador está com vírus, você pode fazer uma verificação completa usando um software de segurança confiável. Então, mantenha-o atualizado para se proteger contra futuras ameaças.


Gostou do conteúdo? Compartilhe e siga a Evolua Energia nas redes sociais. ?

Você também pode se interessar por:

Taxa Mínima de Luz: entenda porque você precisa pagar
O que fazer se eu mudar de endereço?

Siga nossas redes sociais

Copyright © Evolua Energia Participações S/A

Selecione sua localidade para acessar nossos serviços em seu estado.

Informações sobre outros estados