Orçamento familiar: confira 5 dicas de como montar o seu

No início do ano, muita gente aproveita as férias para curtir com a família. Mesmo sendo um ótimo momento para relaxar, também é uma oportunidade para começar este novo ano cuidando da saúde financeira.

Sabemos que planejar é necessário, mas ainda há muita dúvida de como começar. Por isso, trouxemos 5 dicas que vão auxiliar você a montar o seu orçamento familiar. É só continuar a leitura e seguir o passo a passo.

1. Anote todos os gastos

Entender como você utiliza sua renda é o primeiro passo para se organizar. É dessa maneira que você vai qualificar cada gasto como essencial ou dispensável. O ideal é anotar todos os gastos, desde os menores, como um lanche no fim de semana, até os maiores, como aluguel e conta de energia.

Criando esse hábito, você consegue analisar com o que você mais gasta e se é realmente necessário. Exemplos muito comuns são pedidos de delivery e corridas por aplicativo. Individualmente, eles podem não ser tão expressivos. Mas, se for algo recorrente, o impacto no orçamento pode se tornar bem significativo.

Por isso, lembre-se de manter esse controle para não extrapolar. Você pode fazer isso de diversas maneiras: usando o bom e velho bloquinho, planilhas no computador ou até baixar algum aplicativo de finanças. Independentemente da maneira como vai se organizar, é essencial que você saiba para onde está indo o seu dinheiro.

2. Construa uma reserva de emergência

Outra etapa importante é criar uma reserva de emergência. O objetivo é exatamente o que o nome diz: uma reserva financeira que possa auxiliar você nos casos de imprevisto.  

O valor da reserva varia muito e, claro, quanto maior, mais segurança você terá. Contudo, se você está iniciando agora, pode começar guardando pequenas quantias por mês. Com o tempo, você vai se adaptando a sempre reservar uma parte da sua renda.

Uma coisa é muito importante: não gaste sua reserva de emergência em qualquer ocasião! É necessário ter autocontrole e usá-la somente nos momentos em que for realmente preciso. Uma dica é usar apenas uma parte do dinheiro e deixar pelo menos uma pequena quantia guardada. Assim você não fica totalmente sem reserva e é mais fácil continuar guardando um valor todos os meses.

Fique atento também à instituição e a como você vai aplicar esse dinheiro. As opções mais comuns são poupança e outros investimentos em renda fixa, como CDB e LCI. A sua escolha vai depender do tanto que você entende do assunto. Por isso, se for iniciante, prefira opções mais seguras e menos voláteis.

3. Separe parte da sua renda para lazer e compras

Se você seguiu os dois passos anteriores, agora já sabe quais são suas despesas essenciais, como contas básicas, alimentação, transporte, plano de saúde, mensalidade escolar, etc. Além destas, gastamos com diversas outras coisas no dia a dia, muitas delas consideradas futilidades. Mas não é bem assim!

É claro que, na hora de dividir a renda, as contas e a reserva de emergência devem ser privilegiadas, mas não se esqueça de que você e sua família também precisam ter momentos de diversão e fazer algumas comprinhas de vez em quando

A melhor maneira de não exagerar é seguir o nosso terceiro passo: separe um orçamento para lazer. Assim, você consegue se programar e fazer atividades interessantes sem precisar se preocupar em gastar mais do que devia, porque já tem um limite de gastos estabelecido. 

Essa também é uma ótima maneira de começar a ensinar crianças e adolescentes a terem controle financeiro. Você pode estabelecer um valor de mesada, se for possível, ou propor que eles escolham uma atividade por mês (por exemplo, ir ao cinema, lanchar num fast food, ganhar um brinquedo novo ou passear num parque de diversões).

4. Use o cartão de crédito com responsabilidade

Conhecido como o vilão de quem quer ter uma vida financeira saudável, o cartão de crédito ganhou essa fama por ser responsável por uma das principais dívidas dos brasileiros. Com o acúmulo de juros e taxas, as faturas podem se tornar uma bola de neve e complicar o orçamento de qualquer família.

Entretanto, não vamos demonizar o cartão de crédito. Basta usá-lo com moderação e responsabilidade. Nos dias de hoje, ele é extremamente útil em diversas ocasiões, como: compras parceladas, compras online, cadastro em aplicativos de transporte, pagamento de serviços de streaming, entre muitas outras. 

Tendo um planejamento de gastos, o controle do uso do cartão se torna mais simples. Afinal, você terá noção de quanto poderá usar do seu limite e qual o valor máximo que consegue pagar de fatura no próximo mês.

Importante: crédito é diferente de renda. 

Pode parecer óbvio, mas muita gente usa o cartão como se fosse um dinheiro “a mais” no orçamento, porém, esquece que parte da sua renda deverá ser destinada ao pagamento da fatura. Caso não seja quitada, impostos e juros incidem sobre o valor, aumentando mais ainda a dívida para os próximos meses.

5. Aproveite as oportunidades de economizar

Para começar a economizar, basta mudar alguns hábitos diários que logo você verá diferença no seu orçamento. Quem utiliza muito o carro, por exemplo, pode tentar substituir pelo transporte público ou participar de grupos de caronas para diminuir o gasto com gasolina.

Outra dica é cozinhar as suaspróprias refeições. Com a correria do cotidiano, acabamos escolhendo opções mais práticas, como pedir comida por aplicativo ou ir a restaurantes. Porém, isso pode se tornar uma despesa significativa no final do mês. Quando você opta por cozinhar em casa, acaba economizando e até se alimentando melhor. 

Aproveitar promoções, cupons e cashback na hora de fazer compras também são boas oportunidades de poupar dinheiro. Além disso, evite ser levado pela última moda ou tecnologia, pois muitas vezes elas são mais caras e geralmente desnecessárias.

Por fim, lembre-se de economizar nas contas básicas, como a conta de luz. Mais do que apagar as luzes ou usar menos o ar-condicionado, você pode ter desconto na tarifa de energia da sua conta consumindo energia solar — sem precisar instalar placas solares!

Clique aqui e saiba como economizar na conta de luz.


Seguindo essas dicas, vai ser bem mais fácil construir seu orçamento e economizar!

Não deixe de conferir nossas redes sociais e fique por dentro das novidades. 

Você também pode se interessar por:

Taxa Mínima de Luz: entenda porque você precisa pagar
O que fazer se eu mudar de endereço?

Siga nossas redes sociais

Copyright © Evolua Energia Participações S/A

Selecione sua localidade para acessar nossos serviços em seu estado.

Informações sobre outros estados