Quem pode ter energia solar?

Que a energia proveniente de fontes renováveis como a luz do Sol é mais barata e melhor para o meio ambiente, você provavelmente já sabe. Mas uma dúvida muito frequente é: quem pode consumir energia solar? É necessário ter espaço físico e dinheiro para realizar grandes obras?

No dia 17 de abril de 2012, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabeleceu a Resolução Normativa nº 482, que definia que todos os consumidores brasileiros poderiam gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis. Esse processo é chamado Microgeração ou Minigeração Distribuída de Energia Elétrica (MMGD).

Com o passar dos anos, algumas alterações foram feitas pela ANEEL e, em 7 de janeiro de 2022, foi sancionada a Lei nº 14.300, que regulamenta de forma completa a MMGD. A legislação ficou conhecida como o marco legal da geração distribuída. 

O que são microgeradores e minigeradores?

São considerados microgeradores aqueles que geram até 75 kW de energia por meio de fontes renováveis (como a luz do Sol); e minigeradores são os que geram acima de 75 kW até 3 MW. O Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE) permite que a sobra de energia gerada durante o dia por um sistema de MMGD fotovoltaico seja injetada na rede da distribuidora; e que, à noite, a rede devolva a energia para a unidade consumidora, suprindo necessidades adicionais.

Quanto preciso pagar para usar a energia solar?

Usufruir da energia solar requer um sistema eficiente de armazenamento e isso geralmente tem preços elevados quando comparados aos da produção de energia por meio de fontes não renováveis. Desta forma, mesmo sabendo que a energia solar tem um custo menor do que a convencional, muitas pessoas acabam se desinteressando pelos valores elevados para a instalação dos sistemas de captação. 

Pensando em minimizar esse problema, a Evolua trabalha com a geração compartilhada, no modelo de energia solar por assinatura. Nessa modalidade, você pode se beneficiar com uma energia mais limpa e mais barata sem a necessidade de fazer obras ou altos investimentos na sua casa, empresa ou propriedade rural. Esse processo também é regulamentado pela Lei 14.300/2022.

A energia gerada pela Evolua é inserida na rede da distribuidora da sua região e se transforma em créditos, que são compensados na conta de luz. Depois disso, basta fazer o pagamento mensal do seu plano Evolua, que os créditos de energia vão chegar até você, proporcionando um desconto. A distribuidora continua responsável por levar a energia ao seu imóvel, além de processar a energia elétrica gerada pela Evolua e de dividir os créditos de energia com os clientes que serão beneficiados.

E se meu imóvel for alugado?

Outra facilidade oferecida pela Evolua é que, por ser um processo digital, quem está em um imóvel alugado ou em apartamento também pode aderir aos planos de energia solar por assinatura. Basta que o locador seja titular da conta de energia ou converse com o locatário sobre a possibilidade de se cadastrar na Evolua e economizar. E não se preocupe: se você precisar mudar de endereço, pode continuar aproveitando os benefícios do seu plano.

Saiba como aproveitar o desconto

Ficou interessado? A contratação é um processo simples, 100% digital e dispensa o pagamento de taxa de adesão. Acesse nosso site e confira. Basta ter em mãos o seu documento de identidade e a conta de luz mais recente. Cuidamos de todas as etapas para você! Se tiver alguma dúvida, fique à vontade para conversar com a gente. É só entrar em contato com a Eva, nossa assistente virtual.

Você também pode se interessar por:

Como o Mercado Livre de Energia pode melhorar as finanças do meu negócio?
Bandeira vermelha no mês de  setembro: veja como economizar

Siga nossas redes sociais

Copyright © Evolua Energia Participações S/A

Selecione sua localidade para acessar nossos serviços em seu estado.

Informações sobre outros estados