O tripé da sustentabilidade: entenda como ele funciona

Será mesmo que sustentabilidade é sinônimo de preservação ambiental? Apesar de ser um dos aspectos da sustentabilidade, minimizar a exploração dos recursos naturais não é o único fator que compõe um consumo consciente. Por isso, é interessante conhecer o tripé da sustentabilidade. 

Para saber mais sobre como aplicá-lo no seu dia a dia, é só continuar a leitura. 

 

O que é sustentabilidade?

O significado de sustentabilidade vem do latim sustentare, que significa sustentar, apoiar, cuidar. Quando pensamos em sustentabilidade em um conceito mais geral, podemos dizer que sustentar é ser capaz de lidar com certas condições, de suportar e prevalecer por um período. 

Nesse sentido, podemos recorrer a definição de desenvolvimento sustentável: promover o desenvolvimento atendendo às necessidades humanas do presente e fazer o uso consciente dos recursos naturais a fim de preservar o planeta para gerações futuras.  

A sustentabilidade então pode ser descrita como uma maneira de manter um sistema, cadeia ou processo em funcionamento de modo que ele afete pouco, ou nada, outras esferas. É algo que se sustenta de maneira a não prejudicar o todo e tem um bom custo-benefício para a sociedade. 

 

O tripé da sustentabilidade

Depois de compreender melhor o que é sustentabilidade, podemos observá-la em diferentes contextos. Os principais são: econômico, social e ambiental. Juntos eles formam o tripé da sustentabilidade e servem como parâmetro para medir o quanto um processo ou sistema é eficiente. 

A sustentabilidade econômica analisa o quanto determinado projeto consegue se manter estável financeiramente durante seu tempo de atividade. Afinal, quando pensamos na prática, devemos considerar os custos e como eles irão afetar o orçamento. Se não for algo financeiramente sustentável, provavelmente não será algo durável. Isso afasta investimentos externos e pode trazer prejuízos para os idealizadores. 

Já a sustentabilidade social está relacionada ao impacto gerado na vida das pessoas e a responsabilidade social. Ela inclui não somente a sociedade no geral, mas também aqueles que participam do projeto. Prezar pela eficiência de um sistema é importante, mas também devemos considerar a qualidade de vida dos colaboradores envolvidos e o quanto os resultados irão impactar o nosso redor. 

Por fim, mas não menos importante, temos a sustentabilidade ambiental, que averigua quais serão os impactos no planeta. Ela leva em conta desde a exploração dos recursos naturais para obter a matéria prima, até a maneira que será realizado o descarte. Ou seja, toda a cadeia de produção e seu impacto no meio ambiente.  

Diante do que foi exposto, quando formos constatar se um projeto, sistema ou empresa é sustentável, devemos levar em conta esses três aspectos. 

 

Como aplicar no dia a dia

Aplicar os princípios da sustentabilidade em nosso dia a dia pode ser mais simples do que você imagina e ainda pode render benefícios. Por exemplo, quando compramos de empresas que fazem produtos sustentáveis, muitos deles são também mais duráveis.  

Dessa forma, mesmo que você pague um pouco mais num primeiro momento, a durabilidade do produto faz compensar o seu custo. As garrafinhas de plástico, os guardanapos de pano e as sacolas de tecido são alguns exemplos. Fazer compras mais conscientes resulta em economia a longo prazo! 

Além disso, você também pode repensar o seu consumo em outros setores, como por exemplo em relação ao segmento de energia. Muitas vezes, nem sabemos de onde vem a nossa energia elétrica e, por ser algo necessário, não consideramos a possibilidade de mudança. 

Mas, você sabia que pode adotar hábitos mais sustentáveis e ainda economizar? Com a energia solar, você consome uma energia de baixo impacto ambiental e mais barata, o que diminui o valor da sua conta de luz. Assim, você será sustentável também no seu orçamento e pode usar essa economia em outras áreas da sua vida. 

Para aproveitar os benefícios é muito simples: 

  • Acesse o nosso site; 
  • Adicione os dados do titular da conta; 
  • Envie sua conta de energia. 

Pronto! Seguindo estes passos, você irá evoluir a maneira que consome energia e ainda contribuirá para o planeta e para o seu bolso. ? 


Quer saber mais? Continue acompanhando o nosso blog e confira nossas redes sociais, @evoluaenergia. 

Você também pode se interessar por:

Taxa Mínima de Luz: entenda porque você precisa pagar
O que fazer se eu mudar de endereço?

Siga nossas redes sociais

Copyright © Evolua Energia Participações S/A

Selecione sua localidade para acessar nossos serviços em seu estado.

Informações sobre outros estados