Vivemos em um contexto em que pautas como preconceito, diversidade e empoderamento se tornaram mais populares. Para acompanhar esse fluxo, as organizações viram a necessidade de iniciar projetos que trouxessem visibilidade e inclusão social. Os resultados dessas iniciativas são muito positivos e indicam que a diversidade nas empresas vem se tornando algo indispensável no século XXI.
Entretanto, sabemos que muito ainda deve ser feito para tornar os ambientes corporativos mais igualitários. Continue a leitura e entenda melhor o assunto!
Para a empresa, um dos aspectos mais afetados pela falta de diversidade é a dificuldade de sair da zona de conforto. Em outras palavras, a empresa peca por falta de inovação e por apresentar ruídos na comunicação com diferentes públicos. E como entender um público que você não conhece, não é mesmo?
Com isso, a empresa corre o risco de restringir sua área de atuação no mercado e não aproveitar as oportunidades. Uma equipe diversa traz soluções mais inovadoras e criativas, assim como se atenta a problemas antes não considerados. A diversidade de gênero, etnia, orientação sexual, idade, entre outras, amplia possibilidades e contribui para o desenvolvimento do seu negócio.
Além disso, a visão plural traz benefícios ao ambiente corporativo, gera mais espaço para o desenvolvimento de seus colaboradores e, consequentemente, forma um time mais comprometido. Isso gera valor e contribui para uma imagem positiva da empresa.
Para acompanhar o movimento pelo qual a sociedade está passando, as empresas devem atender à demanda por um ambiente plural e inclusivo. Mais do que se adaptar a um discurso da moda, implementar a diversidade nas empresas é transformar as oportunidades e torná-las acessíveis.
A reestruturação dos processos seletivos e o treinamento da equipe de RH agem diretamente na contratação de pessoas mais diversas. Antes, porém, é preciso pensar: a minha empresa realmente oferece oportunidade para todos?
Uma vaga que não facilita a acessibilidade, por exemplo, se torna um impedimento e deve ser questionada. Observe seus colaboradores, quem ocupa os cargos de liderança, e entenda as razões de sua empresa ser dessa maneira.
É necessário criar um ambiente inclusivo e disponibilizar ferramentas que possibilitem a atuação de profissionais diversos. E também oferecer programas de capacitação, comitês de diversidade, planos de carreira e oportunidades de crescimento interno a todos os colaboradores.
É importante pensar na diversidade – não somente em ações pontuais, mas no cotidiano dos colaboradores e em conformidade com a vivência de cada um deles. A diversidade deve fazer parte da construção da cultura organizacional. Ela reflete a maneira na qual a empresa se coloca no mercado.
O ambiente organizacional precisa ser um espaço em que as pessoas se sintam confortáveis com sua individualidade e sejam igualmente respeitadas.
Gostou do conteúdo? Compartilhe e nos siga nas redes sociais: @evoluaenergia.